Notícias
Notícias
_____________________________________________________________________________

Colégio Santa Dorotéia de BH é presentado com uma muda de Frássino!
publicado em 21.6.12
........................................................................................................................................................................................................................................

FRÁSSINO - ÁRVORE
Muda de frássino cultivada em Bebedouro/SP

Árvore de altiva imponência em território europeu, símbolo do vigor (“firmeza”) e da flexibilidade (“suavidade”), o frássino percorre a História, desde a Mitologia Nórdica, passando pela Botânica Contemporânea, até chegar às raízes da História de Paula Frassinetti e de sua Obra  que brotou da Fé, princípio básico de suas ações. Conferir www.escoladeleigos.com.br

Os educadores das escolas doroteias da Província Brasil-Sul, ao estudarem e conhecerem, através apenas de imagens, essa árvore preciosa, o FRÁSSINO, tiveram grande interesse em trazer para bem perto de nós uma muda, sementes ou algo que nos possibilite conhecê-la e quem sabe, cultivá-la. Ocorreu que por iniciativa de um professor do Colégio Anjo da Guarda, de Bebedouro, Marcão, em uma conversa com o engenheiro agrônomo sr.Eduardo Toller Reiff, pai de aluno, foi feita uma pesquisa e localizadas mudas de frássino num viveiro em São Paulo. Por intermédio do sr.Eduardo, também interessado no assunto, foram trazidas algumas mudas que, desde o início do ano estão sob os seus cuidados, na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (Coopercitrus). Na foto, uma muda viçosa e bonita, apoiada pelo sr. Eduardo e o prof. Marcão.



Esta muda, a primeira que pôde ser retirada da estufa – onde permanecem as outras quatro – foi entregue de presente ao Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte que comemora 50 anos.

Nossa gratidão à equipe do Colégio Anjo da Guarda, nosso “irmão mais velho”!

Assim como no ano da fundação do Colégio -1962- aquela muda de paineira foi plantada, simbolizando a presença das doroteias em terras belorizontinas, o frássino será plantado em nossa escola como marca indelével: aquilo que nos torna cada vez melhores em relação ao que já somos... e “que o Santo amor de Deus nos invada e nos torne como fachos ardentes que iluminem e aqueçam quantos de nós se aproximarem.” (Paula Frassinetti, Carta 316,4).

 

 
 
Escolas da Província Brasil -Sul

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Sul - © Copyright 2011 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte