Cursos
CURSOS
_____________________________________________________________________________________________

1º Curso: Atualização do Carisma e Missão de Paula Frassinetti

1º MÓDULO: Sociedade – ser humano – escola católica - VER

OBJETIVOS:

  • Compreender as mudanças que ocorrem num processo muito acelerado na atualidade e os impactos sobre a forma do ser humano organizar e dar sentido à vida.

  • Compreender a religião como lugar de atribuição de sentido aos dados da realidade e a estruturação de sistemas simbólicos, que influenciam no direcionamento da vida do ser humano e na organização das sociedades.

  • Analisar as diferentes dimensões do ser humano e a importância de cada um para o desenvolvimento do ser humano integral.

  • Oferecer subsídios para a compreensão do ser humano, demonstrando que o horizonte último de autoconhecimento é aberto e aponta para além de si mesmo, contribuindo assim para a formação do ser humano capaz de dar sentido à vida.

  • Compreender o papel da escola no processo de construção da identidade individual e social.

  • Conhecer e analisar as principais correntes pedagógicas para adoção de posicionamento consciente e coerente com os valores evangélicos e com as intuições pedagógicas de Paula Frassinetti.

 

PROPOSTA DE CONTEÚDOS:

1- Sociedade na atualidade

1.1 - Mudança de época.

1.2 - Sociedade fluida, fragilização das instituições.

1.3 - Urbanização das relações.

1.4 - Ideologia neoliberal e o processo de globalização.

1.5 - Desencanto e a perplexidade humana.

1.6 - Atitudes do ser humano.

 

2 - Condição humana

2.1 - Dimensões do ser humano: biológica, psicológica, sociológica e transcendental.

2.2 - Ser humano: aberto, relacional e simbólico.

2.3 - Processo de adoção, experimentação e criação da identidade.

2.4 - Os referenciais na construção da identidade.

2.5 - A produção cultural – exteriorização, objetivação e interiorização.

 

3 - Desenvolvimento humano

2.6 - Etapas do desenvolvimento.

2.7 - Entraves e possibilidades – da diferenciação à autonomia.

2.8 - A busca da maturidade e a função social.

2.9 - Identidade pessoal e projeto de vida.

 

4 - Papel da Escola Católica

4.1 - Ampliação de referenciais pedagógicos.

4.2 - Função social da escola.

4.3 - Pedagogia da autonomia.

PRMEIRO MÓDULO
Sociedade – ser humano – escola católica
VER
..........................................................................................................................................................................................

 

   
Escolas da Província - Setor Sul
Colégio Anjo da Guarda
Colégio Nossa Senhora das Dores
Colégio Santa Dorotéia de Brasília
Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre
Colégio Paula Frassinetti
Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte