Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Educadores de Belo Horizonte refletem sobre o lugar de São José na Vida e Resiliência de Paula Frassinetti 

publicado em 10.3.21
..........................

No dia 2 de março, a Comunidade Educativa de Belo Horizonte se reuniu de modo remoto para antecipar as alegrias do nascimento de Paula Frassinetti, a sua vida e santidade e o ano especial de São José. Para esta noite de formação, tivemos a alegria de acolher em nosso meio diversas irmãs das duas comunidades religiosas existentes em Belo Horizonte.

A formação se desenvolveu em torno da vida de Paula Frassinetti e das reflexões da mensagem do Papa Francisco na convocação do ano especial de São José, com a Exortação Apostólica Patris Corde. Fazendo memória da vida de nossa fundadora, vimos que a primeira referência de José em sua vida foi a presença substancial de seu irmão Padre José Frassinetti em sua alfabetização, desabrochar vocacional e fundação do Instituto.

De sua infância até o ano de 1841, quando Paula decidiu abrir uma Casa do Instituto em Roma, Padre José foi o seu coadjutor mais próximo em todos os seus passos e conquistas. Quando se estabeleceu em Roma até o falecimento de seu irmão em 1868, Paula trocou com o Padre José Frassinetti 40 cartas, que se encontram preservadas nos dois volumes do Epistolário.

Tanto as intervenções físicas do Padre José quanto o seu apoio manifestado nas cartas nos atestam que a nossa fundadora sempre recorreu ao irmão naqueles momentos de grandes desafios, em que a lucidez de quem cultiva a espiritualidade e a intimidade com Deus eram imprescindíveis para o curso dos acontecimentos. Assim como São José, o Padre José Frassinetti foi como um “marceneiro” na edificação de nosso Instituto.

No ano de 1870, o Papa Pio IX declarou São José o Padroeiro da Igreja Católica. Assim como na proclamação do Dogma da Imaculada Conceição em 1854, essa tomada de atitude do Pontífice tinha uma intenção eclesial, em um momento de forte tensão da Igreja na Itália e no mundo. Percorrendo o Epistolário, percebemos que as citações explícitas de Paula Frassinetti a São José começaram a ficar mais intensas e recorrentes a partir de 1866, ganhando forte expressão de 1868 a 1876. Este vínculo de Paula com esta devoção específica a São José atesta-nos a sua proximidade com a pessoa de Pio IX, o seu Pontificado e a caminhada da Igreja. São José tornou-se o patrono da nossa Congregação e a ele foi dedicado o primeiro colégio das Doroteias no Brasil, em Recife, no ano de 1866.

O ano especial de São José foi proposto pelo Papa Francisco, 150 anos após a declaração de Pio IX, e a sua intenção é apresentar o esposo de Maria e Pai adotivo de Jesus como uma referência amorosa para todas as pessoas que, de modo anônimo e, muitas vezes, invisível, têm cuidado do mundo nestes tempos de pandemia e isolamento social. Paula Frassinetti e São José nos exortam ao cuidado da vida e de uma santidade singular, sem exterioridades e que pode ser conquistada no cotidiano da vida ordinária!

 


 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte