Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Aldeia de Educação do Pacto Educativo Global

publicado em 17.11.21
..........................

A Formação Permanente do Leigo Educador, deste mês de novembro, aconteceu no dia 16 e teve como tema “A construção de uma aldeia de Educação em uma Escola Doroteia”, em sintonia com as reflexões do Pacto Educativo Global, proposto e incentivado pelo Papa Francisco, desde 2019.

Iniciamos situando a definição de aldeia em duas referências e/ou fontes utilizadas pelo Papa Francisco. A primeira pode ser encontrada no provérbio africano assumido pelo Papa, que defende que “Para Educar uma criança é necessária uma aldeia inteira”; e a segunda é o conceito contemporâneo das Ciências Gerenciais sobre Aldeia Global. Segundo as Ciências da Informação, da Administração e as Ciências Econômicas, o mundo tornou-se uma aldeia global à medida que as tecnologias da informação nos favorecem uma conexão just in time com todos os fatos e eventos que ocorrem no mundo.

Partindo da ideia de conexão, o Papa Francisco alerta os cristãos sobre a necessidade de um vínculo empático com aquilo que conectamos e temos acesso. A aldeia global naturalizou a globalização da indiferença, e o papa anseia a globalização da empatia e da esperança.

Em uma Escola Doroteia, uma aldeia educativa só é possível quando todos os educadores estão imbuídos de uma visão sistêmica da realidade. Para tanto, o nosso grande desafio é passar do paradigma mecanicista a uma visão da realidade como um organismo vivo, interconectado, interdependente, onde o todo é muito mais do que simplesmente a soma de suas partes.

A formação deste mês de novembro foi marcada pela construção coletiva de pistas para uma avaliação de nossa caminhada educativa e evangelizadora, neste ano de 2021, bem como uma prospecção para 2022. Vimos que o pensamento sistêmico encontra respaldo no nosso documento “Educar para Nós!”, quando prevê, para a Escola Doroteia, a promoção de uma Formação Integral na qual se desenvolva a Inteligência, o Gosto e a Criatividade, a Consciência Ambiental, a Abertura à Transcendência, o Discernimento, a Cidadania, a Práxis da Solidariedade e o Espírito de Serviço.

Rezando e refletindo o Evangelho do dia, vimos o encontro de Zaqueu com Jesus e a perspectiva sistêmica das atitudes do Mestre de Nazaré, ao decidir por ficar na casa e vida de Zaqueu. Que Paula Frassinetti interceda a Deus pelo nosso Espírito de Aldeia Evangelizadora!

 


 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte