Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Educadores de Belo Horizonte iniciam as atividades do ano letivo de 2021

publicado em 4.2.21
..........................

O dia 1º de fevereiro de 2021 marcou a retomada das atividades escolares do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte. Impossibilitados pela pandemia e a necessidade do isolamento social, as atividades foram retomadas de modo remoto e on-line, o que não nos impediu de começar o ano em atitude de formação continuada no Carisma.

Neste primeiro dia, toda a casa foi acolhida pela Diretoria e o primeiro tema desenvolvido pelos Formadores Locais da Escola Permanente de Formação de Leigos Educadores foi uma interlocução do Plano Provincial de Educação com o Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco.

Em nossas reflexões e estudo, percebemos a sintonia do Projeto Educativo das Irmãs Doroteias com a centralidade da Pessoa Humana, em atitude de cuidado com a Casa Comum, tal como propõe o Pacto Educativo. “Para educar uma criança, é necessária uma aldeia inteira!” Esse provérbio africano é o fio condutor dos desdobramentos do Pacto Educativo Global. Essa aldeia precisa ser construída no cotidiano da vida ordinária e supõe aquele espírito de família, tão preconizado por Paula Frassinetti nos seus escritos e ideário de educação.

A pessoa de Jesus Cristo e o seu Evangelho são, no Pacto Educativo, as referências para uma Revolução Educacional que se realiza sob a forma de ALIANÇAS a serem construídas constantemente no chão da escola, sobretudo, a aliança entre EDUCADORES, ESTUDANTES, FAMÍLIAS e SOCIEDADE CIVIL. Daí a importância das dimensões do Plano Provincial de Educação, quando nos apresenta ações amplas diversificadas, que nos compelem no dever de termos portas de acesso sempre abertas para acolher e deixar sair em missão.

Jesus se fez presente naqueles espaços que normalmente estão ocupados por professores, alunos e funcionários. “Na fragilidade desarmante da Hóstia”, caminhou em nossos caminhos, pisou nosso chão. Todo o momento foi transmitido pela Fan Page do Colégio Anjo da Guarda no Facebook e retransmitido para algumas turmas do Ensino Fundamental II e Médio durante os seus horários regulares de aulas on-line. Pararam um momento para adorar o Senhor e caminhar com ele – ainda que à distância – naqueles lugares que lhes são tão familiares.


Após a oração da manhã, a Irmã Cecília lembrou todos os esforços e iniciativas das Escolas e Colégios pelo Brasil que vão se preparando para a “retomada das aulas, conforme as possibilidades desse momento.” Acrescentou ainda que esse momento de adoração foi a melhor forma de preparar espiritualmente o nosso Colégio pela bênção para quando chegar a hora de reabrir os portões do nosso Colégio: Jesus passou abençoando os espaços da Educação Infantil ao Ensino Médio, da Administração à Direção, afugentando para longe todo mal que nos ameaça.


 


 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte