Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Cristo é a nossa Paz: “Do que era dividido, Ele fez uma unidade!”

publicado em 8.4.21
..........................

Colégio Santa Dorotéia de BH — Reunimo-nos no dia 6 de abril para o momento de formação permanente de Leigos, tendo como tema a vivência da Páscoa do Senhor. Organizamos a formação em três momentos:

1º Momento: Cristo é a nossa Paz!
Iluminados pelas manifestações do Ressuscitado e as dicas do Papa Francisco em sua Fratelli Tutti, contemplamos a Paz, não somente como ausência de conflitos, mas fruto de nosso intento de construir fraternidade, vendo no outro, diferente de nós, os nossos irmãos. Paula Frassinetti se nos apresentou neste momento com a sua convicção de que a Paz supõe um coração vazio que pode e deve ser preenchido unicamente com o Amor de Deus!

2º Momento: Do que era dividido, Ele fez uma unidade!
Provocados pela Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021, refletimos sobre a nefasta consequência da tendência contemporânea da sociedade em se dividir, cada vez mais, em posturas polarizadas e excludentes. A polarização acadêmica, religiosa, política, econômica e tantas outras têm sido o motivo da ausência de Paz e Fraternidade nas relações. Paula Frassinetti, em sua habilidade mística de harmonizar os opostos, é para nós uma grande referência neste contexto.  

3º Momento: Contemplação Inaciana
Tomamos o Evangelho do dia (Jo 20, 11-18) e contemplamos a experiência de Maria Madalena com o Ressuscitado. Chorando e em agonia pelo sumiço do Corpo de seu Mestre, Maria se depara com a alegria da ressurreição e ouve o pedido de Jesus: “Maria, não me retenhas!” Em grego, seria: “Maria não te apegues a mim!”, que quer dizer, não procure fora o que está dentro de ti.  Esta é a verdadeira experiência da Ressurreição: sentir-se repleto de vida nova, de luz que aquece e se torna “facho ardente”.

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte