Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

XV REVI — Colégio Paula Frassinetti

publicado em 13.6.22
..........................

No dia 04 de junho, aconteceu o Encontro de Revigoramento Espiritual no Colégio Paula Frassinetti, em São Sebastião do Paraíso – MG. Com o tema: Caminhando com vigor à luz da fé e do amor, os participantes foram recebidos com o “Despertar da Consciência – Corpo e Mente”. Numa manhã ensolarada, saudamos o lindo dia e fizemos movimentos para o despertar corporal e maior conexão com a natureza.

Com o tema: Caminhando com vigor à luz da fé e do amor, os participantes foram recebidos com o “Despertar da Consciência – Corpo e Mente”. Numa manhã ensolarada, saudamos o lindo dia e fizemos movimentos para o despertar corporal e maior conexão com a natureza.

O Exercício Espiritual é um alimento da fé, da alma e do amor. Já sabemos o quanto é importante fazermos exercício corporal, mantermos o corpo saudável, bonito, renovado. Todavia, não temos apenas o corpo físico para cuidar, temos o espírito, a alma que Deus nos deu. É importante manter uma espiritualidade saudável e perceber que o amor, sem dúvida, é a realidade mais importante da nossa vida. Aliás, este é o grande mandamento de Jesus: “amor a Deus e ao próximo”, e para amar, muito mais do que o corpo, é essencial a ação do espírito e a expressão dos mais nobres sentimentos. Vivemos e buscamos alimentar o nosso corpo, da mesma forma, busquemos alimentar o Espírito.

Nos Exercícios Espirituais, o Pai Celeste fecunda e fortalece a nossa fé e a nossa capacidade de amar. Em seguida, foi servido um chá aos presentes para o “Despertar dos Sentidos – Aroma, Sabor e Acalento”, ao som de músicas instrumentais.

Então, demos início ao “Despertar da Espiritualidade”, conduzidos por uma meditação e embalados pela música Te amo Deus - Isaías. Em silêncio, pudemos ouvir a voz de nosso Senhor em cada momento e assim encontrar o equilíbrio para seguir a nossa manhã.

O refrão da música foi entoado com um mantra por todos, sendo utilizado em cada momento de transição das atividades propostas. Passamos ao momento em que rememoramos o que é a proposta do REVI, dos Exercícios Espirituais Inacianos.


A partir de uma apresentação de slides contemplamos a nossa proposta temática para o XV REVI e cada palavra-chave do tema foi apresentada individualmente, considerando o seu sentido literal e um sentindo mais abrangente no viés da espiritualidade, levando a uma reflexão para melhor vivência do tema proposto.

Para o momento de “Vivência Espiritual”  os participantes receberam o texto Travessia para a Galileia: mulheres portadora de perfumes, disponível em https://www.centroloyola.org.br/revista/outras-palavras/espiritualidade/1269-travessia-para-//a-galileia-mulheres-portadora-de-perfumes- acesso em  18/04/2022 e o Texto bíblico:  Mc 16,1-7 .

Houve o tempo para leitura, contemplação e reflexão, seguido de um “Momento de Conectividade” - uma partilha em grupos menores e posteriormente o “Despertar da Alteridade e Empatia”, partilhando as reflexões com toda a equipe.


O XV REVI foi encerrado na Capela do Colégio, onde todos foram recebidos ao som da música Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, sabedores de que juntos fizemos a jornada desse dia, mas, o caminho segue aberto diante de nós. No seguimento de Jesus e com o sentimento de pertença ao legado de Santa Paula Frassinetti, assumimos um compromisso com o fortalecimento da espiritualidade e com a vivência dos valores do Evangelho e nos propomos a caminhar com vigor à luz da fé e do amor.

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2022 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte