Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Acolhida aos Educadores do Santa Dorotéia de BH — 2022

publicado em 7.3.22
..........................

 

O dia 1º de fevereiro foi “o dia que o Senhor preparou” para a nossa volta para Casa e retorno de nossas atividades. O ano de 2022 se desponta prenhe de desafios e possibilidades. Segundo o Papa Francisco, no início de cada ano, vemos o nosso Deus-Menino, nos braços de sua Mãe, a nos transmitir força e ternura...

Neste ano em que o Colégio Santa Dorotéia completa 60 anos de caminhada evangelizadora, acolhemos os educadores com um coração em referência à ideia do bordado:

“A vida é como um lindo bordado que se está a fazer, do qual só vemos o avesso. Todos aqueles fios que se entrelaçam confusamente não nos deixam ver a beleza do desenho; mas Deus vê o direito, e harmoniza, admiravelmente, todas as cores, e desse modo, o que nos parece, muitas vezes, uma confusão forma, pelo contrário, um trabalho de paraíso”. (Paula Frassinetti, Memórias, p.544)

Em cada coração, bordamos uma das atitudes imprescindíveis em toda relação, tal como elencadas no nosso “Educar para Nós”. Ao anoitecer, reunimo-nos para a Formação Permanente de Leigos e trabalhamos o tema da “Educação Evangelizadora e a Revolução da Ternura pela Via do Coração e do Amor”. Foi um momento rico de interlocução do nosso Carisma com as provocações do Papa Francisco sobre a Revolução da Ternura e a Globalização da Empatia como forma de superação da Indiferença Globalizada.  Fomos também iluminados pelas reflexões do Historiador holandês Rutger Bregman em sua obra “Humanidade: uma história otimista do homem”.



Contra todo paradigma e vertente filosófica que sempre ressaltou na Cultura Ocidental a condição ruim e corruptível da condição humana, Bregman, na mesma linha do Papa Francisco e do apreço de Paula Frassinetti pelo ser humano, propõe uma leitura que exalte aquilo que o ser humano tem de mais sublime e virtuoso. A sua ideia  é que o bem, a virtude e os valores humanos são muito mais sólidos e fortes do que a maldade, a corrupção, a degradação moral e o desprezo pela ética.

É como na história dos dois lobos:

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2022 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte