Com muita emoção o Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre celebrou o Dia das Mães introduzindo uma tradição vivida por Paula Frassinetti em seu tempo: a Consagração à Madonnetta.
A devoção a Madonnetta de Gênova remonta ao final do século XVII. A pequena imagem de Maria tendo em seu colo o Menino Jesus é venerada na Itália e, segundo a tradição local, "la Madonnetta guarda al futuro", ou seja, a Madonnetta guarda, olha, protege o futuro de seus filhos.
Movidos pela missão de perpetuar e celebrar os valores transmitidos pela vida e exemplo de Paula Frassinetti, os Formadores da Escola de Leigos de Porto Alegre - Marinice Souza Simon, Mariza Helena Pohren, Andréia Kunzler e Giovanni Bittencourt - participaram ativamente da construção desse momento marcante na vida da família doroteana.
A entronização da imagem da Madonnetta (trazida de Gênova pela Ir.Maria Luísa de Moraes Moura) marcou o ponto alto da festa. Num andor conduzido por famílias de alunos da escola, a Madonnetta foi saudada pela grande comunidade presente e acolhida pelo celebrante, Padre Ivo Catani. Na sequência, todos fizeram sua Consagração à Madonnetta, num momento de profunda devoção.
Na lembrança impressa produzida especialmente para presentear as mães, encontra-se a oração de Consagração e um breve histórico da presença da Madonnetta na vida de Santa Paula.
A partir de agora, "a Madonnetta guarda o futuro da Família Doroteana!" Rezamos para que Maria Santíssima, na forma tão graciosa e acolhedora da Madonnetta, ilumine nossas ações e nos acompanhe em nossa missão.
|