A reunião mensal que reúne professores e funcionários do Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre foi totalmente dedicada, neste mês de setembro de 2014, ao trabalho da Escola de Leigos.
O Professor Giovanni Bittencourt, formador da Escola de Leigos gaúcha, conduziu a manhã de reflexão a partir das “Palavras e fatos bíblicos iluminadores da vida de Paula Frassinetti”. Com a utilização de vários recursos, como fragmentos bíblicos, vídeos e músicas, o grupo de Porto Alegre percorreu a mensagem evangélica presente na vida de Santa Paula. Cada um dos participantes foi convidado a levar sua própria Bíblia, que serviu para a busca dos trechos indicados para reflexão.
Iniciando com a leitura de textos impactantes, como a passagem do Gênesis que descreve a prova imposta por Deus a Abraão ao pedir-lhe o sacrifício de Isaac, seu filho, o palestrante foi desmistificando alguns conceitos popularmente aceitos. Da mesma forma, orientou o grupo a fazer uma leitura da Bíblia além do significado denotativo, estimulando a interpretação à luz da fé.
Ao final, os funcionários e professores, reunidos em grupo, montaram painéis que apresentavam uma árvore como símbolo da vida do leigo Doroteano, associando raízes, tronco, galhos, folhas, flores e frutos ao trabalho movido pela fé e esperança, pelo exemplo de Paula Frassinetti, pela presença da Congregação, pela atuação de cada educador no cumprimento da missão.
Foi uma reunião singular que oportunizou a renovação espiritual pessoal e do grupo de trabalho. Também participaram deste momento a Diretora da escola, Ir. Maria Luísa de Moraes Moura, e as Irmãs Divina e Lúcia Araújo.
Na equipe responsável pela coordenação e desenvolvimento da Escola de Leigos em Porto Alegre estão os formadores Giovanni Bittencourt, Andréia Kunzler, Mariza Helena Pohren e a Vice-diretora da escola, Marinice Souza Simon, integranteComissão Provincial Para a Formação de Leigos.
|