Nesse bimestre letivo registramos especiais oportunidades de fortalecimento de nossa fé como educadores leigos, destacando-se o terço do rosário como particular devoção Mariana , os Exercícios Espirituais de Santo Inácio e a retomada de nossa opção de educar pelo testemunho e pela vida.
Na manhã do dia 17 de maio, num gesto litúrgico mariano, a oração do Terço aconteceu numa caminhada por espaços que, por sua força simbólica, nos relembram e enfocam a presença de Maria ou a presença viva de Paula. A gruta, o vitral, o poço, o frássino e, finalmente, o espaço amoroso numa sala de aula comum, onde, num pequeno trono, acolhemos filialmente, por primeira vez a pequenina imagem da Madonnetta, a ser permanentemente reverenciada e abraçada por toda a nossa comunidade. Carregada de particular sentido, recorda-nos Gênova e a consagração de Paula à Sua maternal proteção. Ela, em nova forma de presença, certamente nos abençoará como Mãe terna e compassiva, completando a nossa alegria por tê-la, há mais de 50 anos, tão fortemente presente no Santuário sob o título da Virgem de Fátima onde lhe reservamos um “trono e um altar”.
Com o intuito de estimular o crescimento interior na linha da espiritualidade inaciana, da centralidade de Jesus Cristo em nosso itinerário de fé, a comissão local de formadores e duas outras assessoras participaram do Retiro em Itaici/SP, em módulos diferenciados, de 6 a 8 de junho.
Nossa parceira e amiga, Profa. Ms. Siumara S.M.Quintella, atendendo ao nosso convite, esteve conosco na manhã do dia 17 de junho partilhando de sua rica experiência na longa trajetória de estudiosa e pesquisadora da vida de Paula Frassinetti. Tratou do tema: “Todo educador de uma escola dorotéia é chamado a manter vivo o carisma de Paula”.
|