Notícias
Notícias
_____________________________________________________________________________

Comunidade educativa do Col. Santa Dorotéia BH "mergulha" na personalidade de Paula Frassinetti.

publicado em 20.3.14
........................................................................................................................................................................................................................................

No mês em que celebramos o nascimento, o batismo e a canonização de Paula Frassinetti, a Comunidade Educativa do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte tem se esmerado na tarefa de “mergulhar fundo” na identidade de nossa Madre Fundadora, a fim de aprimorar a nossa pertença e lapidar a nossa identidade de seres humanos, cristãos e doroteanos.

Com as palavras da Irmã Diana Barbosa, podemos reafirmar: “E nós, os que viemos depois, vamos tentando, com todo carinho, fazer o seu retrato... a ver se, como PAULA, conseguimos retratar em nós JESUS CRISTO.” Nos dias 08/03 (com os funcionários de base), 10/03 (com os funcionários administrativos) e 11/03 (com os professores e a equipe técnica-educacional), tivemos momentos intensos de mergulho no tema da identidade, tendo em Paula a nossa referência.

Fizemos com os grupos o lançamento do livro “Paula em Mosaico” e logo arregaçamos as mangas para iniciar os nossos estudos. Formamos grupos de trabalhos e nos dedicamos à leitura de dois capítulos do livro, bem como à leitura de algumas cartas em que a Irmã Diana se baseou para traçar a personalidade da Madre Fundadora. Foi um momento privilegiado de reflexão, produção e partilha. As pessoas se envolveram, se identificaram e se sentiram desafiadas pela audácia da fé de Paula Frassinetti.

Na fisionomia, no coração, no centro de sua vida, em suas escolas preferidas, em seu apoio, no segredo de sua fortaleza, de sua paz, em suas preferências, na sua matemática envangelizadora, no seu sentido de humor, no seu falar, seu modo de ser, pedagogia e no horizonte de seu olhar, conhecemos uma Paula muito parecida com a humanidade de Jesus. Uma discípula e fiel imitadora do Protagonista do anúncio do Reino de Deus.



Os educadores se sentiram contagiados pelo caráter, temperamento, trato, acolhimento, virtude, fortaleza, simplicidade, imparcialidade, gratidão, humildade, pobreza, fé, esperança, abandono, coragem, caridade, vida de oração e intimidade com Deus, apreço pela cruz e fidelidade incondicional de nossa Madre Fundadora à Vontade de Deus. Descobrimos que, em todos os segmentos de nossa escola e de nossa empreitada evangélica, Paula está muito presente e se faz muito necessária. Temos muito de Paula, mas somos desafiados a caminhar ainda mais em sua direção e imitação. Fomos todos desinstalados por algumas de suas falas:

“Se tendes pouco, dai muito.” (Memórias, p. 474) 
“A caridade não faz empobrecer.” (Carta 447, 3)
“Vivamos quanto pudermos de pura fé.” (Carta 532, 8)

Estamos vivenciando também, nesta semana, com todos os estudantes de nossa escola, a Semana de Paula. Reunidos no Teatro com os professores de Formação Humana e Cristã e Filosofia, apresentamos aos nossos alunos um diálogo de Paula com um leigo doroteano no whatsapp.

Nesse diálogo, Paula apresenta aos alunos a sua sintonia com o momento presente, bem como a atualidade de sua proposta e de seu carisma. Paula mostra aos estudantes a presença das Doroteias no mundo e, especialmente no Brasil, realça a centralidade de Jesus Cristo e os valores do Reino de Deus e se sintoniza com a urgência de uma mudança radical de nossa presença no mundo, a fim de que o Reino de Deus se faça realidade entre nós. Assim, temas como século XXI, as tecnologias da informação, o tráfico de pessoas e a campanha da fraternidade 2014 se misturam ao testemunho e legado do Carisma de Paula entre todos nós! Ela lembra aos estudantes que é para a Liberdade que Cristo nos libertou!...

Que Paula Frassinetti, em sua preferência pelo que é desprezível aos olhos do mundo – “as crianças mais feias, menos amadas, puras imagens de Deus sem moldura” (Memórias, p. 81) –, nos contagie e nos faça cada vez mais sensíveis à causa do Reino.

 
 
Escolas da Província Brasil -Sul

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Sul - © Copyright 2014 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte