Sabe-se que a Via do Coração e do Amor era, para Santa Paula, o seu modo de viver, de se relacionar, de educar. Não se trata de um recorte pedagógico e nem de um pressuposto epistemológico, mas foi um dos segredos do êxito da ação formativa e educativa de uma Escola Doroteia. É por isso, a nossa intuição pedagógica fundamental, a herança mais importante que a Madre Fundadora deixou para a práxis educativa de um educador e evangelizador doroteano.
No mês em que a Igreja celebra o Mês da Missões e o Dia do Educador, dedicamos nossas atividades da Escola de Leigos para refletir e celebrar com os Educadores a inspiração intuitiva de que pela via do Coração e do Amor pode conseguir-se tudo (Carta 663,6). Tivemos uma noite de reflexão e festa. Iniciamos as atividades com a apresentação do Coral do Colégio Santa Dorotéia, Unidades I e II, composto por nossos estudantes do Fundamental I, por educadores e pais de alunos. Sob a regência da Maestrina e Educadora Doroteana Cláudia Duarte, celebramos os 20 anos do Coral e atestamos nesta obra uma forma específica de evangelização ao jeito de Paula.
Em seguida, demos um retorno para a comunidade educativa de trabalhos significativos produzidos ao longo de 2014, por toda escola a partir do zelo e dedicação daqueles que fazem do ensino e da formação integral um caminho para dar sentido à sua vida. Da educação infantil ao ensino médio, passando pelas Manhãs de Formação, Retiros, Pastoral da Juventude Estudantil, pudemos entender a riqueza de uma educação evangelizadora ao jeito de Paula: amor e não temor, firmeza aliada à suavidade, proximidade com os educandos, e a consciência de que a obra evangelizadora proposta nos moldes da educação se faz a partir do seguinte complemento: um pouco de cada vez. Pois, “quem quiser obter tudo, de uma só vez, arrisca-se a quebrar o arco (Carta 872,9). Rendemos graças a Deus por esta obra e entregamos-Lhe o nosso desejo sincero de equilíbrio, promoção de valores, encorajamento diante das capacidades e potencialidades de nossos alunos, esforço e sempre boa vontade.
Felicitados e abençoados pela Diretoria do Colégio, brindamos a noite com um generoso coquetel que nos foi oferecido no pátio da escola. Tivemos assim, uma noite de júbilo e cultivo espiritual. Cultivamos a pertença e celebramos a colheita. Com as palavras muitas vezes repetidas de nossa Madre Fundadora em seu epistolário, podemos dizer: “Bravo! Coragem! Avante!”...
|