Notícias
Notícias
_____________________________________________________________________________

Frassi III reúne educadores para momentos de muito estudo, aprofundamento e partilha de experiências

publicado em 21.5.14
........................................................................................................................................................................................................................................

O Frassi III, encontro que reuniu os integrantes da Escola para Formação Permanente de Leigos Educadores, educadores das unidades escolares, da Pastoral da Juventude e da inserção nos meios populares da Congregação de Santa Doroteia do Brasil, foi realizado em Jundiaí, no período de 01, 02 e 03 de maio de 2014.

Abraçados pela calorosa acolhida e disponibilidade das Irmãs Dorotéias, os educadores puderam experimentar momentos de muito estudo, partilha de experiências, aprofundamento, reflexão sobre assuntos educacionais e muita espiritualidade. O FRASSI III foi de fraterna convivência e de aprofundamento nos estudos sobre o carisma de Santa Paula. No primeiro dia de encontro, a oração inicial foi conduzida pelo grupo de formadores do Colégio Santa Paula Frassinetti, de São Sebastião do Paraíso, onde rezamos São José Operário. Nosso primeiro palestrante foi o Prof. Dr. Fernando Altmayer, que desenvolveu o tema “A Espiritualidade Libertadora”. O Prof. Fernando apresentou uma série de situações nas quais percebemos claramente a presença do Espírito Santo em nosso dia a dia. Nesse sentido, trouxe uma vasta literatura sobre o tema, como os pensadores Baumann (amor líquido) e Marx (materialismo). Mostrou-nos a pneumatologia na caminhada do povo da Bíblia. Enfatizou o impulso que recebemos do Espírito Santo para a doação de si e realização de uma espiritualidade encarnada. Segundo ele, o Espírito de Deus se encarna nas ações e palavras do Cristo e também hoje em nossas ações. Afirmou que a Trindade é a comunidade perfeita, portanto, referência para a vida fraterna.



A oração inicial do segundo dia foi proposta pelo grupo de formadores da comunidade da IMP. Na sequência, houve a palestra do Prof. Dr. Marcus Sandrini, que apresentou o tema “Dimensão religiosa do ser humano e formação integral”. Prof. Marcus iniciou a exposição com a expressão “A FÉ NA FORÇA DO SILÊNCIO”, que questiona o modo de vida do nosso tempo em que não se reflete, apenas se executam tarefas, cumprindo uma rotina opaca. O palestrante explorou o conceito de expressões como “mudança de época, definição de juventude, perseverança e fidelidade, ética e moral”. Sandrini falou-nos da importância de desenvolvermos o espírito de acolhida incondicional a todo ser humano, despidos de qualquer preconceito, para sermos, de fato, um Cristo no mundo, a exemplo de Santa Paula. Durante os dois dias de encontro fomos agraciados também, com o relato dos colegas formadores de Belo Horizonte, Cristina Rosa e Jean Sidcley, sobre os momentos vivenciados no encontro que participaram em janeiro do corrente ano, em Lima no Peru.


No terceiro dia de FRASSI III, rezamos o Salmo 22/23 com o grupo de formadores de Belo Horizonte e fomos presenteados com a fala questionadora e firme do Frei Carlos Josaphat, um exemplo de luta pela vida em todas as esferas e de amor à Igreja, povo de Deus. Foi um momento de semeadura de muita esperança, que nos “lançou para águas mais profundas” da missão. Frei Josaphat apresentou-nos o tema “A missão no mundo de hoje”, abordando a importância do Concílio Vaticano II na vida da Igreja atual. Fez-nos viajar por todos os antecedentes deste Concílio, começando pelo século XIX com o Concílio Vaticano I, passando pela atuação dos papas Pio IX, Bento XV, Pio XI, Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II e, inevitavelmente, papa Francisco. Frei Carlos é exemplo de um testemunho fiel a Deus pela Igreja. Na parte da tarde, deste mesmo dia 02/05, os participantes reuniram-se por unidades para avaliar a caminhada realizada no FRASSI I, FRASSI II e FRASSI III. Após, houve uma breve assembleia para partilha dos debates nos grupos.

Dando continuidade, os professores Felipe, de Nova Friburgo, Adalardo, de Bebedouro e Giovanni, de Porto Alegre, fizeram a síntese do encontro, em que cada equipe pode expressar o que houve de mais significante para si. Nessa mesma tarde, houve a Celebração Eucarística de encerramento, organizada pela equipe do colégio de Brasília e presidida pelo frei Carlos Josaphat. Foi um momento de muita fé, oração e vivência fraterna em torno da Palavra e da Mesa do Alimento. Depois da Celebração Eucarística, houve Cerimônia de Encerramento e entrega de certificados, coordenada pelo Colégio Nossa Senhora das Dores, de Nova Friburgo, com a presença da Irmã Lourdes P. Pires, coordenadora provincial e do prof. Antonio Boeing, representante da ANEC e da Faculdade Claretiana. Foi momento orante, de grande alegria e envio à missão.
Após o jantar, houve a confraternização e convivência, em que o grupo  musical “Seresteiros de Diadema”, do qual nossa colega Leninha do projeto “Em simplicidade trabalhar”, presenteou-nos com um música de excelente qualidade.



 
 
Escolas da Província Brasil -Sul

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Sul - © Copyright 2014 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte

--