No dia 12 de julho, os educadores do Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre participaram de uma reunião geral de trabalho, mas foram surpreendidos, já no início, pela temática da oração conduzida pelos Formadores da Escola de Leigos.
A reflexão proposta fez com que cada educador percebesse que é um presente de Deus, único, especial, criado a Sua semelhança e por obra de infinito amor.
No decorrer da oração, a palavra “presente” também foi apresentada como expressão do momento que deve ser vivido ao máximo, sem que se fique preso ao passado, nem angustiado pelo futuro. Cada educador encontrou, em sua cadeira, um cartão em forma de embalagem de presente, com duas máximas de Santa Paula que refletem a importância de estar atento ao momento que se vive:
“Habituemo-nos a viver dia a dia, e pensemos unicamente em cumprir, cada dia, os nossos deveres, deixando a Deus o cuidado de todo o resto.” (520,3)
“Deixemos o passado e pensemos unicamente em fazer muito bem no presente”. (407,7)
Foi apresentado, então, o livro “Paula em Mosaico”. Os educadores se dividiram em grupos tendo em mãos dois exemplares do livro. A tarefa do grupo era eleger um dos capítulos para refletir e, na sequência, compartilhar em plenário.
Um a um, os representantes de cada grupo foram apresentando as reflexões e comentários dos colegas. A partilha foi rica em conteúdo e emocionada, revelando o quanto os educadores se sentiram tocados pela oração e pelas palavras de Santa Paula.
Ao final, 24 exemplares do livro “Paula em Mosaico”foram sorteados entre os presentes. Os Formadores da Escola de Leigos em Porto Alegre são as Coordenadoras Andréia Kunzler e Mariza Helena Pohren, o Prof.Giovanni Bittencourt e a Vice-diretora Marinice Souza Simon.