Notícias
Notícias
_____________________________________________________________________________

Comissão e Formadores se reúnem em Belo Horizonte para Avaliação de 2014 e Planejamento para 2015

publicado em 24.10.14
........................................................................................................................................................................................................................................

“Esteja tranquila e afaste do seu coração o sofrimento. E persuada-se de que estou contentíssima consigo e a amo muito.”

Reunidos em Belo Horizonte nos dias 8 e 9 de outubro, a Comissão para a Formação Permanente de Leigos, juntamente com um formador de cada unidade fizeram uma avaliação das atividades realizadas neste ano de 2014, bem como lançou-se o desafio para a caminhada de 2015. No primeiro dia, durante toda a manhã, dedicamo-nos a uma partilha e avaliação diferenciada das atividades de cada casa. Para tanto, cada formador trouxe para este momento um relatório avaliativo produzido em sua unidade e, auxiliados pela jornalista e educadora  Grace Borges G. Becker,  ex-aluna e professora do Colégio de Porto Alegre, fizemos uma reflexão profunda sobre a definição de metas e métodos na elaboração de uma proposta de formação. Segundo ela, a definição de metas mensuráveis nos dá elementos para uma avaliação fidedigna e, ao mesmo tempo, nos compele a um planejamento mais focado nas demandas da realidade.

Na parte da tarde, fizemos uma Peregrinação  à  Serra da Piedade, em Caeté, Minas Gerais. Trata-se de um espaço de oração e prática devocional. Lá no alto da Serra, com mais de 1 751 metros de altitude, há o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. Fizemos desta experiência um motivo a mais para Celebrar os 180 anos de Carisma Frassinettino. Durante toda a peregrinação fizemos menção à trajetória de Paula Frassinetti em sua opção pela Evangelização e apreço pelas pessoas mais pobres.

Fizemos memória orante da Consagração de Paula à Madonnetta e, com um coração na palma da mão, cada participante da peregrinação consagrou o seu coração e a sua escola à Nossa Senhora, sob a intercessão da Madre Fundadora.

Quase no cume da serra, contemplando ao longe o horizonte e as montanhas de Minas, rezamos o Monte Moro e depositamos nas mãos de Deus a luz de nossos sonhos, bem como a esperança do Povo de Deus. Sopramos no ouvido do Pai nossos temores e consagramos a nossa coragem de ser para o outro, assim como Paula o foi, motivo de realização de sonhos e construção de um mundo melhor e mais ao gosto de Deus. Para este momento, cada participante recebeu uma lâmpada multicor e rezou pela vocação dos leigos que se encarregam da vivência do Carisma de Paula, dom de Deus para o mundo.

Chegando ao alto da Serra, celebramos o dia 12 de agosto de 1834 e louvamos a Deus pelos 180 anos do Instituto neste momento tão sublime em que as Doroteias do Brasil-Sul repartem com os leigos a tarefa da evangelização ao jeito de Paula. Celebramos o carisma e a caminhada da Escola de Formação Permanente de Leigos Educadores. Na cripta de São José, participamos da Eucaristia e, acompanhados por Irmã Débora (da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Piedade), fomos levados a um lugar restrito onde está sendo restaurada a Imagem de Nossa Senhora da Piedade, talhada em madeira por Aleijadinho. Foi verdadeiramente uma tarde memorável!


No segundo dia do encontro, foi-nos apresentada  uma síntese de tudo o que foi produzido pela Escola de Leigos desde a sua fundação até hoje. O grupo foi impactado por uma caminhada curta cronologicamente, mas kairótica em produção e vivências. Como um frássino que vai crescendo e solidificando suas raízes na caminhada, pudemos perceber o quanto é indelével a marca do Carisma em nossas vidas e na caminhada das Comunidades da Província do Brasil-Sul. Este momento foi encerrado com uma oração na Capela, onde contemplamos um poço transbordante, disponível para aqueles que já chegaram à Beira do Poço, mas ainda possuem sede de revigoramento e, por isso, carecem de mais água. Nesta oração, foi-nos apresentado o REVI, uma das novidades para a caminhada de 2015. É um momento de aprofundamento e mergulho mais fundo no carisma em que o educador terá a chance de encher a sua ânfora e ser água da vida em sua tarefa evangelizadora e educacional.

Continuamos na manhã do segundo dia, pensando e planejando 2015. Auxiliados pela Comissão Provincial, os formadores puderam aprofundar na Proposta do REVI, bem como receberam as orientações para o planejamento do próximo ano. Ao encerrarmos as atividades, louvamos e agradecemos a Deus por esta caminhada cíclica que nos compele sempre no dever de ser mais nós mesmos e de Cristo, naquilo que já somos e fazemos, no que falamos e ouvimos, no que cremos e esperamos.

 

 

 
 
Escolas da Província Brasil -Sul

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Sul - © Copyright 2014 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte

--