A formação do leigo educador no Carisma e Espiritualidade de Paula supõe sempre uma dinâmica cíclica das abordagens. Vale dizer, os conteúdos inerentes à formação são sempre atualizados e, por isso, requerem uma retomada de tempos em tempos...
A caminhada espiritual é assim: supõe fazer e refazer a bagagem, trilhar e redefinir a rota. Neste tempo de Advento em que somos interpelados a vigiar e preparar os caminhos do Senhor, os funcionários administrativos e de base do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte tiveram a oportunidade de, nos dias 22 e 24 de novembro, revisitarem as atitudes imprescindíveis de toda relação, como elementos definidores da identidade do educador doroteano.
No Documento “Educar para nós!” há ênfase em um rol considerável de atitudes a serem desenvolvidas pela Família Doroteia: bondade e ternura; doçura nas palavras e no trato; paciência, domínio de si e serenidade; respeito; imparcialidade; diálogo; consciência sempre de que se é modelo, etc. Sabemos que estas atitudes nos humanizam e tornam a espiritualidade palpável em nossas escolhas e ações. Por isso, é fundamental que, de tempos em tempos nos reportemos a elas.
Neste sentido, reunidos com os funcionários, servimo-nos de fábulas infantis para chegarmos até os elementos da Espiritualidade e Carisma de Paula. Dividimos os participantes em grupos de trabalho (6 no sábado e 4 na segunda-feira). No sábado, contamos com a colaboração dos Coordenadores Walmir (do 1º ano do Ensino Médio), Maria Teresa (da 9ª série) e Elizete (do Fundamental 1) e, na segunda-feira, a presença e colaboração de Ana Loureiro (coordenadora do Departamento de Educação Física e Artes). Cada grupo de trabalho recebeu, uma (ou duas) fábulas e, feita a leitura, o grupo partilhou sobre a relação desta história com as atitudes que são esperadas por cada um dentro da Escola Doroteia. Foi um momento rico de revisão de vida, síntese da caminhada realizada neste ano de 2014 e reafirmação da pertença e comprometimento de cada funcionário ao Carisma e à Obra de Deus, plenificada em Paula Frassinetti. Elementos como honestidade, transparência, fidelidade, responsabilidade, sensibilidade, espírito de família, confiança, verdade se apresentaram nos grupos como definidores de atitudes humanizadas e evangelizadoras.
Encerramos os trabalhos reunidos no Centro de Estudos, tendo uma disposição circular (cíclica...) dos participantes a fim de anteciparmos através de uma celebração o convite de vigilância e conversão do Período do Advento. Tendo ao centro do círculo a coroa do Advento, cada funcionário acendeu a sua luz na coroa e ofereceu a Deus a própria vida, rendendo graças por tudo o que somos, temos e queremos.
Em atitude de abertura e disposição para a intervenção de Deus, erguemos as velas na direção de todas as entradas de nossa escola rogando a entrada da luz do céu nesta casa e no coração de cada um de nós! Abençoados por Irmã Albuquerque, saímos revigorados em nosso zelo e pertença ao Instituto e a esta obra de Deus!
|