|
“Alegra-me também que esteja disposta a continuar no ofício com maior empenho (assim o diz) e, digo eu, com maior alegria (623,2); Continuai a servir alegremente o Senhor, como até agora tendes feito (790,2); Ponde-as em prática [as regras] com a maior alegria (764,3); Percorrei com alegria o caminho que conduz à verdadeira e perfeita santidade (867,9)... porque Deus ama o que dá com alegria (2 Cor 9,7): Esteja tranquila e não se lastime mais! Hilarem datorem diligit Deus (186,7). Paula Frassinetti
Uma caminhada espiritual, marcada pela identificação com um carisma, precisa ser construída ao longo da marcha... Não se trata unicamente de uma compreensão e apreensão racional de uma determinada proposta. O sentimento de pertença supõe o encantamento e a abertura intuitiva da pessoa para a vivência e a práxis do carisma. Esta caminhada não é linear (no sentido de princípio, meio e fim...), mas cíclica, pois seus conteúdos duram de eternidade em eternidade. É como o contato do cristão com a Palavra. Esta mensagem nunca se encontra ultrapassada ou repetitiva. Ela é Palavra do Senhor e de Salvação. Por isso, há que se compreendê-la na dialética cíclica do existir.
Com esta certeza cíclica e conscientes de nossa disposição intuitiva para acolher o carisma de Paula com o coração, tivemos a alegria de, no dia 31 de janeiro de 2014, iniciarmos com os educadores novatos a Formação Permanente dos Leigos Educadores. Fomos acolhidos por nossa Diretora Geral Irmã Albuquerque que disse aos novatos da importância da Escola de Leigos para a nossa Província e também para a Congregação. Cristina Rosa explicou aos novatos as etapas da Escola de Leigos, o acesso ao site e, em seguida,entramos de coração aberto na Etapa À Luz do Farol.
Partilhamos com os novos educadores a consciência de que somos herdeiros do carisma de Paula e, por isso, temos o compromisso de evangelizar através da educação.
|
O nosso desejo na Escola de Formação Permanente de Leigos é que cada educador doroteano consiga em sua práxis, assim como Paula, fazer-se todo para todos a fim de a todos ganhar para o Cristo. Contemplando o Cristocentrismo do Carisma de Paula, fomos orientados pelas reflexões do saudoso e querido Padre Libânio que, no vídeo institucional, analisa a humanidade de Jesus na Espiritualidade Doroteana. Como fiel discípula de Cristo, Paula nos compele a deixar-nos seduzir por este Jesus humano e histórico que tão bem fez opção pelas pessoas e não mediu esforços para libertá-las.
Na biografia de Santa Paula, descobrimos, em suas escolhas, o embrião do feminismo, o profetismo da Igreja “povo de Deus” tal como preconizado no Vaticano II e, para nós, desafiador no século XXI.
Ao tomar contato com o “Educar para Nós”, grande foi o contentamento dos novos educadores com a dimensão eclesial e comunhão de ideário existente nas Escolas Dorotéias. Assim, elementos como a formação integral da pessoa e as atitudes imprescindíveis em toda relação se tornaram, para estes novatos, a certeza de que é possível, com a prática educativa, efetivar os valores do Reino de Deus.
Assim, iluminados pelo Farol de Gênova, começamos uma trajetória bonita e profícua de inserção de novos membros na grande família de Paula. Penso que Paula nos diria neste momento: (...) não sabendo o que nos é mais vantajoso, temos de acreditar que aquilo que Deus dispuser a nosso respeito será certamente o melhor (616,5).
|