Reunidos mais uma vez, os professores do Colégio Santa Dorotéia tiveram a oportunidade de dar mais um passo nos aprofundamentos da Escola de Formação Permanente de Leigos Educadores. A partir da Centralidade de Jesus Cristo em nossa Espiritualidade, pudemos no dia 1º de abril fazer a experiência da Cruz Gloriosa a partir dos testemunhos de Paula Frassinetti.
Em grupos de estudo e reflexão, os educadores descobriram e contemplaram as qualidades da Cruz presentes na espiritualidade de Paula. A cruz como sinal de predileção, da presença de Jesus, como selo das obras de Deus, um precioso tesouro, espelho, livro, escola, conforto, esperança e fonte de paz. A cruz nossa de cada dia que, aliada à fé se torna certeza de nossa vitória, redenção e ressurreição!
Com Paula, pudemos nos questionar: “O nosso Jesus Cristo levou por nós a sua Cruz tão pesada, e nós recusaremos levar por seu amor a nossa tão pequena? Seria demasiada vergonha... (Carta 572,5). A partir de tal questionamento, reconhecemos que a Cruz nossa de cada dia deve ser abraçada de boa vontade, com coragem, alegria e motivo de glória. Vimos que Paula em sua práxis espiritual procurou saborear, bendizer e exultar a Cruz. “Foi assim, numa dimensão pascal de morte-ressurreição, que Paula viveu a Cruz Gloriosa de sua vida! Nela descobriu sempre a verdade de Deus-Amor, cuja beleza e força são manifestadas precisamente na Cruz.” (Paula em Mosaico, p.37)
Neste dia de profunda reflexão sobre a Cruz e a Esperança da Ressurreição, tivemos toda a nossa casa abençoada pelo Padre Elcimar Gonçalves que percorreu todos os nossos espaços rezando e abençoando esta casa de Paula. Após os trabalhos de grupo, reunimo-nos no Teatro, fizemos uma oração profunda diante da Cruz, partilhamos através de peças de mosaico o resultado de nossas reflexões e recebemos uma bênção, seguida de unção na fronte pelo Padre Elcimar. Foi uma noite memorável de cultivo espiritual, mergulho profundo em Paula e preparação para a Páscoa do Senhor! Com as peças do mosaico produzido pelos grupos, montamos um painel exposto na Sala dos Professores das Unidades I e II para lembrar-nos dos compromissos assumidos diante da Cruz Gloriosa do Senhor!
Com Paula, podemos exclamar: “Em frente, em frente, alegres, seguindo Jesus pelo caminho do Calvário! (Carta 518,3)
|