Nesse V Encontro de Formadores Locais da Escola de Leigos, realizado no Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte, nos dias 21,22 e 23 de março, priorizamos os temas: o Carisma de Paula Frassinetti perante os desafios do século XXI – a partir do Plano Interprovincial de Educação 2013-2018; os Pilares da Espiritualidade Missionária de Paula Frassinetti; e as Características do Perfil Psicológico de Paula Frassinetti.
Durante todo o tempo do encontro, ficou evidente a necessidade de o educador doroteano viver como pedia Jesus, observando as propostas de Santa Paula: “...com Ele rezemos, com Ele nos cansemos, comamos, repousemos, falemos, pensemos; em suma, façamos tudo em companhia de Jesus, e Ele será o nosso sustento na vida, o nosso conforto na morte e a nossa glória por toda a eternidade”(Carta 301,5).
Levando o grupo à reflexão de forma calma e bastante contundente, a equipe do Colégio Nossa Senhora das Dores fez a oração inicial, cujo tema remetia à atualidade do carisma de Paula no contexto da Campanha da Fraternidade 2014.
O professor Adalardo Silva Martins, do Colégio Anjo da Guarda, com muita propriedade falou sobre o tema O carisma de Paula Frassinetti perante os desafios do século XXI – a partir do Plano Interprovincial de Educação 2013-2018. Utilizou como uma das bases, o livro Paula em Mosaico. Sabedores que somos do compromisso de evangelizar por meio da educação, cabe-nos discernir entre as propostas vantajosas do mundo e as propostas edificantes de Jesus.
Durante a oração apresentada pela Comunidade de Senador Canedo/GO e PJE, com o tema: A partir do sonho de Paula: ... se me pudesse meter nestas malas e partir eu também para o Brasil, foi possível rever o carinho de Santa Paula pelas Irmãs que vieram para o Brasil, o cuidado amoroso com a proposta evangelizadora em lugar tão distante e o apreço da fundadora pelas pessoas.
Foram muito intensos os momentos utilizados por Irmã Leonízia Isabel da Silva para falar a respeito dos Pilares da Espiritualidade Missionária de Paula Frassinetti. Revendo as inúmeras e fecundas ações de Paula, o grupo de formadores mais uma vez sentiu-se emocionado, como se também estivesse dentro da realidade vivenciada por ela, embora no Século 21.
“Tinha consciência da realidade do seu tempo e percebia a falta de Deus... Preocupava-se, principalmente, com as crianças e os jovens. E como Jesus, ela não age sozinha, Paula forma uma comunidade”.
A professora Nêila Aparecida de Carvalho, do Colégio Paula Frassinetti, apresentou um estudo feito por ela sobre As Características do Perfil Psicológico de Paula Frassinetti. Foi uma contribuição preciosa para o grupo de formadores.
Celebramos a Eucaristia no final da tarde do sábado e, na manhã do domingo houve a partilha do Encontro dos Leigos das Américas realizado em Lima – Peru, em janeiro, Garimpamos as pedras preciosas do encontro, além da apresentação dos Projetos Locais para a Formação dos Leigos para o ano de 2014.
Em 10 de setembro de 1866, Paula escreveu às irmãs brasileiras:
“Essa terra regai-a com os vossos suores e as vossas fadigas,
dirigidas unicamente à maior glória de Deus”.
|