Motivados e motivadas pelo tema “Educar e evangelizar em tempos de mudanças: desafios, perspectivas à luz do carisma de Paula Frassinetti”, reunimo-nos em Jundiaí para a XXI Cador.
Encontro de escolas e corações irmãos, acolhidos pelos sorrisos, olhares e vontade de irmos mais fundo na caminhada iniciada por Santa Paula.
Foi um tempo de oração e profunda reflexão, iluminados pela assessoria do Padre redentorista Marcio Fabri dos Anjos.
Falamos sobre a importância de uma escola em pastoral, sobre a necessidade de uma espiritualidade sólida em tempos de liquidez... Uma espiritualidade que defina a nossa identidade como escola católica, que busca o outro em sua diferença e integralidade.
Inspirados por belas liturgias e celebrações eucarísticas, iniciávamos cada dia de trabalho apoiados no Evangelho e animados pelo Espírito Santo. Dias de grande riqueza e aprofundamento, em que a presença de Paula se fazia mais forte desde a gentil e amável troca de mimos entre as escolas até as interpelações mais desinstaladoras feitas pelo assessor.
Encerramos nossa jornada traçando metas a serem alcançadas nos próximos dois anos pelas escolas, para que nossa caminhada seja coesa e cada dia mais cheia de esperança. Despedimo-nos destes quatro dias de Cador com os olhos brilhando de coragem para enfrentar os muitos desafios que nossas realidades nos propõem, acalentados pela oportunidade de “reviçarmos” nossa identidade de doroteus e doroteias apaixonados pela obra da nossa Madre Fundadora.
“Fazemos a nossa viagem até os pés do altar. Com muita fé e amor, um pouquinho podemos lhe dar. Dever dos ricos e pobres, doar um pouquinho de cada, o pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada.”
|