Uma das características marcantes da Modernidade e da Pós-Modernidade é o fenômeno da secularização, isto é, a negação do aporte religioso para a construção de significados que o homem almeja sobre si e sobre o mundo. Aliado a estacaracterística, vivemos sob a égide do pluralismo e do laicismo.
A partir deste panorama, sintonizados com a XXI Cador, os educadores de Belo Horizonte se reuniram no dia1º de setembro para mais um momento de formação na Escola de Leigos. A partir do Livro “Pastoral Escolar” do Padre Márcio Fabri dos Anjos CSsR (assessor da Cador) e dos Documentos GravissimumEducationis (1965) , Ex Corde Ecclesiae (1990) e do InstrumentumLaboris (2015), tivemos uma noite de estudos e reflexões sobre a Identidade da Escola Católica e Doroteia no século XXI.
O ano de 2015 é emblemático uma vez quecomemoramos os 50 anos do Documento Pós-Vaticano II sobre a Educação Católica (GravissimumEducationis), bem como os 25 anos do Documento de João Paulo II Ex Corde Ecclesiac. Por este motivo, a nossa Província, sintonizada com a caminhada da Igreja e o Pontificado de Francisco, quer ressaltar a Identidade Pastoral e Católica da Escola Doroteia, tendo como eixo o Carisma de Paula.
Na nossa formação, partimos da definição de Pastoral como a arte de cuidar. O Pastor é aquele que dá a vida por suas ovelhas. Elas conhecem sua voz e reconhecem o seu chamado. Ao refletir sobre o compromisso evangelizador da Escola Doroteia, vimos duas dimensões da Pastoral, a saber: a Escola em Pastoral e a Pastoral Escolar.
Dizemos que uma Escola Doroteia é uma escola em pastoral quando percebemos, no corpo docente e nos educadores, o compromisso com um Projeto Educativo que extrapola a razão cognitiva ou as exigências da sociedade tecnocrática. Uma Escola em Pastoral anuncia e testemunha o cuidado com a vida, a práxis da solidariedade e a centralidade de Jesus Cristo.
A Pastoral Escolar em uma Escola Doroteia é marcada pela existência de um Departamento de Pastoral dedicado a cuidar dos cuidadores. Isto é, cabe à Pastoral Escolar a formação humana, espiritual, eclesial da Comunidade Escolar. Uma Pastoral Escolar efetiva na Escola Doroteia supõe o comprometimento com a formação dos educadores na linha do Carisma de Paula e no fortalecimento do sentimento de pertença à Congregação.Na sociedade secularizada, plural e laicizada cabe à escola católica o testemunho profético (anúncio e denúncia) dos valores do Reino de Deus anunciados por Jesus Cristo. Na Escola Doroteia, o educador precisa embrenhar-se na tarefa evangelizadora a partir de um jeito específico de ver, relacionar-se e agir.
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Nesta noite de formação, ficou muito evidenciado para os educadores o lugar ocupado pela Pastoral na Escola Doroteia. O Cristocentrismo precisa levar-nos a não fazer de nossos posicionamentos pessoais uma traição ao Evangelho. Daí a necessidade de humanização de nossos pontos de vista, sobretudo, naquilo que testemunhamos para os nossos estudantes e suas famílias.
Com Paula, vamos crescendo cada vez mais na consciência de que somos parte da família doroteana e, por isso, precisamos ser mais do que exemplos, mas modelos de fidelidade à causa do Evangelho a partir do que fazemos em Educação! |
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