Notícias
Notícias
_____________________________________________________________________________

Educadores de Belo Horizonte celebram a Páscoa do Senhor com flores e frutos...

publicado em 13.4.15
........................................................................................................................................................................................................................................

Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida... (Jo 14,6)

A formação proposta pela Escola de Leigos para este mês, foi realizada no dia 7 de abril, tendo como eixo central a Páscoa do Senhor. Iluminados por Paula Frassinetti partimos do princípio de que o Ressuscitado é para cada educador doroteano Caminho, Verdade e Vida!

Ao redor da Mesa da Palavra na Eucaristia, deixamo-nos seduzir pela certeza de que Jesus Cristo é o Caminho, e neste caminho deixa as suas próprias pegadas sobre as quais devemos caminhar, para melhor segui-Lo: “que nestes santos dias nos renovemos espiritualmente e nos disponhamos, com novo entusiasmo e fervor, a caminhar na via da perfeição, conforme a nossa santa vocação, seguindo as pegadas de Jesus (Carta 98,1), que por excesso de amor se fez nosso Pedagogo, Mestre e Guia” (Carta 98,4).

Nesta celebração eucarística pudemos receber a bênção sacerdotal para o Círio Pascal que foi solenemente apresentado e entronizado em nosso meio como sinal visível da luz de Cristo Ressuscitado. : “Jesus Cristo é a Verdade que se reflete na humildade de sua Encarnação: Foi a Eterna Verdade que o disse: ‘Se não vos fizerdes pequeninos como crianças, não entrareis no Reino dos Céus’” (Carta 190,3). “Jesus Cristo é a Verdade que nos convida a descer àquela profunda mina onde se encontra a preciosa pérola da santa humildade (...), único e verdadeiro tesouro que pode fazer felizes, no tempo e na eternidade, as almas que o possuem” (Carta 89,6).

Após a homilia, a Comunidade foi convidada a fazer a renovação das promessas batismais, em seguida, o Padre abençoou uma grande porção de água a fim de aspergir as pessoas e abençoar todos os cantos da casa nesta oitava da Páscoa. Foi um momento especial onde pudemos entender algumas exortações da Madre Fundadora: “Jesus Cristo é o Caminho de Ressurreição, que tem de passar, primeiro, pelo Calvário: Tenhamos coragem, subamos com Jesus ao Calvário e, quando estivermos mortos com Ele, ressuscitaremos gloriosos” (Carta 450,4); “Em frente, em frente, alegres, seguindo Jesus pelo caminho do Calvário” (Carta 518,3); “Escalemos alegremente o caminho do Calvário, seguindo o nosso Jesus Cristo” (Carta 519,7); “Parece que o Senhor nos quer reservar o gozo para o Céu, e neste mundo quer que O sigamos pelo caminho do Calvário; e, felizes de nós, se soubermos segui-Lo passo a passo, até à morte. O Senhor nos ajudará a consegui-lo; tenhamos coragem” (Carta 746).

Diante da Mesa da Eucaristia, a Comunidade foi surpreendida com uma linda cruz ornada de flores e frutas. Suspensa sob o altar do sacrifício aquela cruz nos exortava na certeza da redenção, da ressurreição e de uma vida nova que brota na e da cruz de Cristo. E mais: as flores e frutas da cruz deixam claro para cada um de nós a centralidade de Jesus na vida de uma Comunidade Doroteia. Ser dom de Deus para o mundo, tendo na Redenção de Jesus Cristo a centralidade é o jeito de ver, relacionar-se e agir de um doroteu, uma doroteia...

Alimentados pelo pão eucarístico, sentimo-nos anunciadores, assim como Maria Madalena e os apóstolos, da vitória da vida sobre a morte, centro de nossa fé e alimento de nossa esperança.

Na quarta-feira, logo pela manhã, entronizamos a cruz do Ressuscitado na Sala dos Professores, como sinal visível do nosso compromisso em ser dom de Deus Vivo para o mundo. Esta cruz permanecerá em exposição durante todo o Período Pascal como nos propõe o calendário litúrgico da Igreja. Jesus Cristo é o Caminho que, muitas vezes, temos de percorrer no claro-escuro da fé: “E, se Deus nos quiser conduzir unicamente pela pura fé, sem sombra de consolação sensível, tanto melhor. É assim que Ele trata as almas generosas, destinadas a seguirem mais de perto o seu Divino Filho” (Carta 880,3).


 


 

 
 
Escolas da Província Brasil -Sul

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Sul - © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte

--