No Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre, o REVI foi um dia muito especial de encontro com Deus e com a fé pessoal, numa jornada que proporcionou momentos preciosos de reflexão e aproximação dos participantes.
No início do retiro, os participantes foram convidados a entregar o celular em troca de um chinelo personalizado, usado não só neste primeiro dia, mas também em próximas edições do Revi. Cada um recebeu, também, um caderninho de orações que foi companheiro das diferentes etapas propostas no dia.
Na sequência, cada participante vivenciou um momento de deserto para reflexão e oração a partir de fragmentos das cartas de Santa Paula. No caderno de oração, a proposta era responder e registrar: “Quando li este fragmento, como senti a relação de Paula com Deus?E minha relação com Deus, como se expressa?” Depois deste exercício, coube a cada um encontrar a carta correspondente na íntegra e seguir refletindo: “Qual o sentimento que perpassa nessa carta?O que achei mais significativo?O que levaria para o meu dia a dia desta carta de Paula?”
Um dos pontos altos do Revi em Porto Alegre foi a Lectio Divina – leitura orante da Bíblia. Munidos de suas Bíblias, os professores, os funcionários e as Irmãs seguiram o roteiro de Leitura (lectio), Meditação (meditatio), Oração (oratio) e Contemplação (contemplatio).
O Revi também teve momentos de partilha – o próprio lanche foi em duplas, que compartilharam o conteúdo de uma só bolsa - de descontração e atividades diferenciadas, como a montagem de um quebra-cabeças com a imagem e uma máxima de Santa Paula.
A culminância do REVI em Porto Alegre foi com uma Celebração da Palavra. Felizes, revigorados e ainda mais unidos, os participantes deram graças ao Senhor e consolidaram seu compromisso com a Missão legada por Santa Paula Frassinetti. O REVI foi preparado e conduzido pelos Formadores locais Andréia, Mariza e Giovanni, sob a Coordenação de Marinice. Participaram as Irmãs da Comunidade Religiosa de Porto Alegre, os funcionários das equipes pedagógicas e administrativa da escola e professores que vivenciaram as etapas do Frassi.
|