Notícias
Notícias
_____________________________________________________________________________

Educadores de Belo Horizonte refletem sobre o Tempo-Eternidade em comemoração aos 181 anos da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia

publicado em 19.8.15
........................................................................................................................................................................................................................................

Neste mês de agosto, reunidos no dia 11, tivemos a felicidade de antecipar as comemorações dos 181 anos de fundação da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia. Foi uma noite de reflexões e bendição a Deus por toda esta história.

Iniciamos a formação com a apresentação do Coral do Colégio Santa Dorotéia, composto por estudantes, pais e educadores das Unidades 1 e 2. O coral apresentou cinco canções intercaladas pelos registros significativos daquele 12 de agosto de 1834, tal como expresso no Livro das Memórias.

Em seguida, iniciamos as reflexões da noite, primeiro, acolhendo a Comunidade das Irmãs que se fez presente (Irmã Albuquerque, Irmã Rosarita, Irmã Sueellen, Irmã Laura, Irmã Dulcília, Irmã Leonarda, Irmã Elvira e Irmã Terezinha). Fomos introduzidos na temática da noite: Tempo-Eternidade em Paula Frassinetti: “O que é o tempo?” Para Paula, o tempo é passagem, desapego-esforço, purificação, dom, caminhar com Jesus, antegozo, sementeira-colheita... “O tempo para provarmos o nosso amor a Deus abrevia-se a cada instante: coragem! Que o santo Menino nos abençoe!” (Carta 274,5)

Para o senso comum, o tempo se liga à vida. A vida se faz em princípio, meio e fim! É nascer, crescer, realizar-se e seguir no tempo. Podemos nos perguntar: Um dia a mais? ouUm dia a menos? Descobrimos que a questão do tempo se liga aos nossos propósitos, ao sentido que damos ao que fazemos, temos e somos. Um dia a menos está na mente daquelas pessoas que perderam a esperança e não acreditam no que fazem. Elas não mais querem acreditar que algo possa ser bom ou dar certo. De outra feita, Um dia a mais se liga à disposição de quem vive e aposta em uma utopiae dá a sua vida por ela. Neste aspecto, celebramos os 181 anos da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia. Paula enxergou o tempo sempre como um dia a mais, uma oportunidade para fazer da Vontade de Deus o sentido do seu caminhar a razão fundamental de “gastar a sua vida”. Contemplando um pequeno vídeo, aprendemos com o filósofo que o tempo é a condição que damos às coisas para que as coisas tenham sentido. O tempo é Cronosque se diverte e nos distrai para nos devorar. O tempo é Kairósquando fazemos dele a marca da eternidade no que construímos e deixamos por herança. Jesus Cristo é a personificação desta transformação do Cronosem Kairós. Paula centraliza este Jesus kairótico na fundação do seu Instituto. Esta centralidade nos atinge 181 anos depois, tornando cada vez maior esta família e cada vez mais profícua esta obra.

Abrindo o livro Paula em Mosaico, cada educador pôde escolher uma dimensão do tempo-eternidade em Paula Frassinetti e deixar que aquela mensagem tocasse o seu coração, a sua vida e a sua pertença ao sonho de Paula, atualizado e reavivado em cada um de nós! Após a leitura e reflexão do capítulo, abrimos para a partilha comunitária e abundante foi a riqueza apresentada por nossos educadores no compromisso de eternizar o nosso Cronos, transformando-o em Kairós a partir da experiência de Paula em sua fidelidade a Jesus Cristo.

 

Para rezar e bendizer a Deus pelos 181 anos da Congregação, a comunidade educativa recebeu o Testamento de Paula Frassinetti, tal como descrito pela Irmã Maria Lúcia Soares (de Portugal). Apresentamos uma série de depoimentos dos alunos que concluíram a terceira série do ensino médio em que eles dizem o que a escola significou em suas vidas. Com estes depoimentos ficou claro para todos que estamos fazendo jus ao testamento de nossa fundadora. Além de reconhecer a qualidade acadêmica de nossa escola, os alunos disseram que o Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte os remete a um espírito de família, aconchego, casa, acolhimento e, por isso, torna-se inesquecível no tempo tão veloz em que vivemos! Para estes alunos,a formação integral, a criticidade, o eixo cristão e a formação para a vida fazem do Santa Dorotéia uma escola de excelência que cria e recria laços para toda a vida.

Encerramos a formação com uma singela homenagem aos pais, invocando do Pai do Céu uma bênção especial para aqueles que são o “esteio” da casa e o protetor das famílias. No Pai-Nosso, reafirmamos o nosso compromisso de ser família doroteia reunida em um só coração e uma só alma no coração de Jesus!

 

 

 
 
Escolas da Província Brasil -Sul

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Sul - © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte

--