Coordenadas pelos formadores locais, duas manhãs de estudo foram dedicadas exclusivamente a temas relacionados à experiência vital de Santa Paula, na semana de estudos introdutória ao ano letivo escolar. Tê-la como mestra e companheira fiel tem sido a meta de nossas iniciativas de formação.
No dia 19 de janeiro, abrimos a semana com o tema : traços do perfil psicológico de Paula , tratado por nossa convidada profa. Neila Aparecida de Carvalho, de São Sebastião do Paraiso/MG. Usou de muita simplicidade na metodologia interativa e de participação. O grupo de professores, coordenações e auxiliares de turmas, teve, seguramente, oportunidade de mergulhar num conteúdo incentivador da identidade que cada um é convidado a assumir nas relações e no magistério cotidianos.
Paula Frassinetti, mulher da tolerância, levou-nos a uma visita às suas cartas e ao livro: “Paula em mosaico.” Profs. Adalardo e Juliana propuseram o tema, motivaram a reflexão e, facilitaram a partilha , um modo de socializar não somente as idéias , mas também, moções e apelos suscitados. Encantados com a fértil e longa retrospectiva do projeto da escola de leigos na província - 2011 a 2014 – documentada num vídeo, encerramos a manhã do dia 21 de janeiro.
|