Notícias
Notícias
_____________________________________________________________________________

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte inicia as atividades da Escola de Leigos com os professores e funcionários novatos. À luz do farol... À sombra do Frassino... À beira do poço...

publicado em 4.2.15
........................................................................................................................................................................................................................................

O Carisma de Paula se nos apresenta como Tradição, Inovação e Empreendedorismo. É Tradição por ser atemporal em seu propósito de ser Doroteia, dom de Deus para o mundo. É Inovação por ser assumido a cada novo ano por novas pessoas e por mentes renovadas... e é Empreendedorismo pois nos compele no desejo de evangelizar e fazer valer os valores do Reino de Deus anunciados por Jesus Cristo.

Iniciamos o ano de 2015 reunidos com os Educadores Novatos no dia 30 de janeiro e, guiados pela Luz do Farol, apresentamos aos novos colaboradores os traços fundamentais da biografia da Madre Fundadora e nos empenhamos na contemplação e compreensão do Documento Educar para nós! Foi um momento profícuo de descoberta e encantamento. Partilhamos com aqueles que chegam à nossa casa um pouco do nosso precioso tesouro e pudemos perceber nos olhos de cada um deles a surpresa e o desejo de saber e ser mais... A proposta da Escola de Leigos devolveu a estes educadores a esperança e fortaleceu neles o compromisso de ser um evangelizador ao modo de Paula.

No sábado, dia 31, À sombra do Frassino, os educadores fizeram a experiência de Zaqueu que, ao subir na árvore, tem a sua vida transformada pelo encontro com o Messias: “Hoje vou ficar na sua casa...” Já fazendo parte da Família Doroteia, os novos educadores se apropriaram das propriedades mitológicas e botânicas do Frássino e descobriram neste estudo traços fundamentais da personalidade e do Carisma de Paula. O Documento de Espiritualidade foi a grande iluminação deste dia. Descobrimos com Frei Betto que a espiritualidade é indispensável para o tempero da vida e da religião. Descobrimos com a Filosofia da Ciência, que não existem motivos acadêmicos para se fazer opção pela fé, pela espiritualidade e pela religião.

E descobrimos em Paula que a espiritualidade purifica as nossas ações e faz da vida ordinária uma manifestação extraordinária do Amor de Deus. Um jeito de ver, de relacionar-se e de agir, tendo em Deus nossa Divina Providência, na Sua vontade a nossa bússola e na humanidade de Jesus a nossa maior referência de ser gente, foram os elementos que nos guiaram no enfrentamento desta Pós-Modernidade Líquida e Complexa. Neste mesmo dia, cada educador recebeu uma carta de Paula Frassinetti e, a partir dela, sentiu-se tocado pela sensibilidade da Madre Fundadora que, na sua afeição, se dirigiu às Irmãs em uma determinada época e contexto e sua intervenção se tornou atemporal a ponto de nos atingir na nossa lida e propósito de vida.

Encerramos os trabalhos com a celebração da focaccia, onde iluminados pelo texto das Memórias sobre o dia 12 de agosto de 1834, pudemos refundar em cada um de nós o Instituto, tendo em nossa presença a certeza da continuidade do Carisma.


 

 

 
 
Escolas da Província Brasil -Sul

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Sul - © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte

--