A Escola de Leigos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre propôs aos Professores e Funcionários, na reunião geral que ocorreu no dia 26 de novembro, uma reflexão baseada no tema “tempo”: o tempo que passou neste ano de trabalho, o tempo que parece tão valioso e escasso a todos, o tempo especial que se inicia, de preparação para a vinda do Salvador.
A primeira atividade do encontro foi um jogo de “Qual é a Música?”, em que todos foram convidados a completar estrofes de canções sobre “tempo”, numa brincadeira divertida e que surpreendeu também por inverter a habitual estrutura das reuniões, sempre iniciadas por uma oração. Na sequência, o grupo foi levado a fazer uma retrospectiva, mês a mês, de sua trajetória pessoal no ano de 2016. De cada mês foi apresentado um evento relevante vivido na escola e questionamentos que direcionavam à reflexão individual. No mês de março, por exemplo, o evento relevante apresentado foi o estudo e celebração dos 150 anos de chegada das Doroteias ao Brasil, vivido numa reunião ocorrida no dia 12. Diante das imagens que relembraram o evento, foram apresentados os seguintes questionamentos: “Diante da história da vinda das Doroteias para o Brasil, o que mais lhe tocou? De que forma a coragem de Paula e das primeiras Irmãs é inspiradora em sua vida?”
No kit entregue à cada participante, estava uma folha especial para respostas e um cartão para preenchimento. Neste, os professores e funcionários escreveram uma mensagem para o “Anjo Secreto”, sorteado no início da manhã.
O ponto alto da reunião foi a Celebração da Palavra, na qual foram incluídas as intenções pessoais, a ação de graças pelo ano vivido e o início do tempo do Advento. Cada momento da Celebração oportunizou a entrada de elementos do Presépio, que ficou completo tendo, ao lado, a coroa do Advento com a primeira vela acesa.
Ao final, todos puderam fazer a entrega do cartão com a mensagem personalizada ao seu Anjo Secreto, compartilhando votos antecipados de um feliz e santo Natal.
|