Notícias
Notícias
_____________________________________________________________________________

Formação de Leigos inspirada nos 150 anos de Dorotéias no Brasil

publicado em 18.3.16
........................................................................................................................................................................................................................................

No sábado, dia 12 de março, os professores e equipes pedagógicas de Porto Alegre participaram de uma reunião geral produtiva e especial, inspirada no relato das Memórias sobre a vinda das Irmãs Dorotéias para o Brasil. O primeiro momento da reunião foi dedicado a dar graças pela vida da Diretora Geral, Irmã Maria Luísa de Moraes Moura, por seu aniversário.

Na sequência, a equipe da Escola para Formação Permanente de Leigos Educadores conduziu o momento de oração. O Prof.Giovanni Bittencourt, formador local, desenvolveu a reflexão sobre o Ano da Misericórdia apresentando os ícones do Ano Jubilar e seus significados. A partir da exibição de um filme com a passagem do Evangelho de São Marcos em que Jesus cura o cego Bartimeu, o grupo refletiu e rezou de acordo com orientações proferidas pelo Papa Francisco. Segundo o Pontífice, “trata-se de uma cegueira do espírito que impede de ver o essencial, fixar o olhar no amor que dá a vida; e, aos poucos, leva a deter-se no que é superficial até deixar insensíveis aos outros e ao bem (…) Olhando apenas para o nosso eu, tornamo-nos cegos, amortecidos e fechados em nós mesmos, sem alegria nem verdadeira liberdade. ”


A equipe de Formadores também propôs o estudo sobre a vinda das Irmãs Dorotéias para o Brasil há 150 anos. Comparando os desafios da viagem de navio há 150 anos a uma viagem espacial em nossos dias e com base nos relatos das Memórias (livro que registra a história da Congregação), os participantes dividiram-se em grupos para leitura e estudo de uma das passagens. Um representante de cada grupo contou à assembleia o trecho que lhe coube na história, construindo uma linha de tempo sob o tema: “No mesmo barco: dificuldades e alegrias da missão há 150 anos e hoje”.
Além do relato histórico, o grupo fez a análise comparativa entre as dificuldades enfrentadas pelas Irmãs e as que estão presentes na missão educativa em nossos dias. Da mesma forma, foram comentados os bons frutos, como a permanência da obra que hoje também é de responsabilidade dos Educadores Doroteanos.

Ao final, a Profª Drª Marinice Souza Simon, formadora e membro da Comissão Coordenadora, fez a leitura da Carta 260, trechos 5 e 6, na qual a mensagem de Santa Paula às Irmãs enviadas ao Brasil também é dirigida a nós.

 

 

 
 
Escolas da Província Brasil -Sul

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Sul - © Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte

--