Reunidos na Casa de Retiros das Irmãs Cabrini, em Parelheiros, São Paulo, os educadores leigos das seis escolas da Província Sul tiveram a oportunidade de participar do RECAP do XXI Capítulo Geral da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia da Frassinetti. O Capítulo realizou-se em Roma nos meses de outubro e novembro de 2015, tendo como tema “Reaviva o dom de Deus que há em ti, vai e caminha com os teus irmãos!” Pela primeira vez na história da Congregação, este Capítulo contou com a participação dos leigos com representantes de todas as áreas e países onde as Irmãs Dorotéias se fazem presentes.
O RECAP para os leigos foi preparado pela Comissão Provincial Escola de Formação de Leigos Educadores e pelos leigos da Província Sul que participaram do Capítulo Geral. Foram três dias intensos de vivência da mística que envolveu as Irmãs e Leigos Capitulares em Roma no ano de 2015.
Começamos o RECAP, sendo conduzidos por Irmã Cecília e a Comunidade do Colégio Anjo da Guarda de Bebedouro, com uma belíssima oração (a mesma realizada pelas Capitulares na abertura do Capítulo Geral em Roma). Na oração, o grupo fez a experiência de contemplar a sarça ardentejunto de Moisés no Monte Horeb. Foi preciso que nos descalçássemos para pisar a terra sagrada que nos seria apresentada naquele repasse do Capítulo. Após a oração, a Professora Marinice Simon (da Comissão de Formação e Leiga Capitular) fez uma partilha com o grupo sobre o significado e a importância da participação dos Leigos e da Abertura das Irmãs para a trajetória da Congregação no próximo sexênio. Ao apresentar os dados estatísticos da Congregação no Mundo, Irmã Cecília ressaltou a importância das Irmãs idosas, vistas e assumidas por todos nós como os pilares do Carisma e como o sustento da Mística que nos anima no caminhar. Encerramos este primeiro dia com a dinâmica do “Cubo Infinito” em que o Professor Jean Sidcley (Capitular e Professor do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte) partilhou com os leigos um cubo contendo os elementos fundamentais da caminhada proposta pela Escola de Formação.
No segundo dia, iniciamos as atividades conduzidos por uma oração em torno de um vídeo sobre a construção de uma ponte artesanal no Perú. Este material foi trabalhado pelas irmãs peruanas no Capítulo Geral. A metáfora da ponte, do trabalho coletivo e da tradição que se repete a cada ano foi para nós a certeza de que no caminho e na história da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia, somos convidadosa construir e reconstruir pontes que favoreçam a tarefa da Evangelização. Iluminados por uma Carta que o teólogo espanhol José Antônio Pagola enviou ao Papa Francisco, tivemos clareza de que a Igreja nos conclama a caminhar lado a lado com as Irmãs Dorotéias em identidade carismática.
Fizemos uma bonita homenagem a São José, tão apreciado por Paula Frassinetti, sobretudo, em tempos de crise e de incertezas. A Equipe Administrativa da Província presente no RECAP entronizou a imagem que se ocupa do trabalho e da provisão material que nos abastece para a missão.
Ao grupo de Leigos ali presentes foi lançado o seguinte questionamento: “O que você veio fazer neste mundo ao lado das Irmãs Doroteias?” A partir desta provocação, entramos na mística do Capítulo Geral que nos propõe encontros que geram vida. Dar vida, gerar vida, ser vida, provocar vida, tendo como eixo a experiência de Paula Frassinetti em sua fidelidade ao Projeto de Jesus. Para rezar a mística destes encontros geradores de vida, revisitamos vários encontros de Jesus: Bartimeu, Marta e Maria, Discípulos de Emaús, Zaqueu, a Mulher Samaritana, Maria e Isabel. Em todos estes encontros, há uma sintonia de Jesus para com as necessidades, carências, dores, angústias, a humanidade das pessoas e, a partir deste vínculo, a geração de vida e vida nova em cada um(a). Com um destaque especial para a Visita de Maria à sua prima Isabel, vimos que a mística do Capítulo nos propõe o encontro de gerações diferentes marcados pela fertilidade e disponibilidade para a concretização do Projeto de Deus. Conseguimos enxergar em Maria e Isabel, o encontro fértil das Irmãs Idosas (pilares de nossa história) com as mais jovens, o encontro e abertura da congregação para com os leigos, a nossa capacidade de entendimento do que seja declínio e decadência. Este trabalho despertou nos leigos o sentimento mais profundo de pertença e a compreensão do papel do encontro, da visita, do caminhar como oportunidades primorosas de gerar vida.
Na parte da tarde, deste segundo dia, foram-nos apresentadas as Linhas Orientadoras do Documento Capitular, contendo uma “espinha dorsal” do que se espera das Irmãs e dos Leigos na caminhada deste novosexênio. Após esta apresentação, cada leigo ali presente recebeu um formulário a fim de que refletisse: “Como me percebo e me sinto diante deste apelo do Capítulo? A que sou chamado?” Após este período de trabalho individual, abrimos para um plenário e pudemos sentir no grupo a disponibilidade e abertura para sermos um só coração e uma só alma diante de novos desafios que o Capítulo Geral nos propõe. Tivemos também um momento por escolas e foi-nos apresentada a seguinte questão: “Como vivenciar em nossa prática e nossa missão este apelo do Capítulo?”
Encerramos os trabalhos do dia entregando à Comissão os nossos registros, deixando borbulhar na mente e aquecer o coração todas as vivências daquele dia especial. À noite, após o jantar, Marinice e Jean (leigos participantes do Capítulo) apresentaram ao grupo um relato com fatos, fotos e canções que expressam um pouco de todas as emoções e sensações que eles tiveram ao visitar os lugares de Paula e participarem do Capítulo Geral.
No Domingo de Ramos, iniciamos os trabalhos com o Plenário contendo as respostas de cada escola e os desafios que nos compelem a caminhar. Irmã Cecília apresentou ao grupo o vídeo que a Província Sul levou para o Capítulo, acerca da caminhada realizada no último sexênio. Este material nos encheu de entusiasmo e fortaleceu a nossa pertença ao Carisma.
Encerramos o RECAP com a Eucaristia e, nela, tivemos a entrega solene do Documento Capitular a cada participante que assumiu a tarefa de fazer o repasse do capítulo em sua escola e comunidade e ser um animador desta Missão que se insere no Projeto de Deus.
|