No dia 4 de outubro, dia em que toda a Igreja celebra a Festa de São Francisco de Assis, reunimo-nos no Colégio Santa Doroteia de Belo Horizonte para a nossa atividade de formação permanente da Escola de Leigos. Fazendo memória antecipada ao dia do Educador, tivemos neste dia de formação a oportunidade de refletir e celebrar o itinerário do Educador em uma Escola Doroteia.
Fomos provocados por duas questões fundamentais: Quem somos nós? O que viemos fazer neste mundo? Despertados de nosso “sono dogmático” (parafraseando Kant...) pela Educação Infantil, tivemos o nosso palco enfeitado pelas crianças que trouxeram parte do musical “Alice” para nos lembrar da importância de sabermos quem somos e para onde vamos. Com os “Astronautas” mirins, aprendemos que podemos ir aonde os nossos sonhos e projetos nos apontam... e com as “Emílias”, podemos nos enraizar, buscar nosso equilíbrio para que sejamos sustentados por nossos passos naquilo que escolhemos e fazemos.
Paula Frassinetti , com as Constituições de 1851, deixou-nos por herança e exortação o “desenho” do educador de uma Escola Doroteia: fé sólida e bem fundamentada; adaptação e maleabilidade; atenção às circunstâncias; suavidade e firmeza; busca do essencial; preferência pelos mais pobres; preparação para a vida e, sobretudo, compromisso na transformação do mundo. Para refletir sobre este rosto, fomos inspirados pela declamação do Poema “Eu não me desequilibro” pelo ator Domingos Montagner. Em seguida, a estudante da 4ª série da Unidade 2, Camila Maria de Souza Ferreira, atleta do Minas Tênis Clube, demonstrou no tatame que, com treinamento, podemos sustentar nossos saltos e tornar a nossa caminhada rítmica e marcada pela ascese geradora de vida em abundância.
Nesta noite especial, tivemos momentos marcados pela emoção e certeza de que a obra de Paula evangeliza pela educação. O depoimento de alunos, ex-alunos e a celebração da lida que se faz no cotidiano da vida ordinária nos faz continuadores da obra de Deus em Paula Frassinetti. O trabalho na simplicidade, diferenciado pela via do Coração e do amor, nos fortalece no nosso elã de educadores e nos faz melhores e mais desafiados a cada dia!
|