Em sintonia com todas as escolas da Região Sul da Província Brasileira, os educadores de Belo Horizonte se reuniram no dia 22 de outubro para o IV REVI. Tivemos um dia especial, iluminados pelo lugar ocupado pela amizade na vida de Paula Frassinetti.
O IV REVI nos possibilitou Intimidade, Encontro e Companhia. Na origem da Família Doroteia está a força de uma AMIZADE, de um ENCONTRO que transforma a vida:
- Amizade/INTIMIDADE de Paula com o Senhor Jesus;
- Amizade/ENCONTRO de Paula com as companheiras no Monte Moro;
- Amizade/COMPANHIA que se faz MÉTODO e CONTEÚDO na missão partilhada para responder ao desejo vital de proximidade que atravessa a história e a vida de cada pessoa humana e ao desejo de encontrar a ternura do rosto de Deus.
Para a vivência do dia, traçamos um itinerário organizando os participantes em três grupos de vivência e reflexão orante. Cada grupo passou por três espaços e momentos profundos de desdobramento da amizade. Na intimidade, trabalhamos a proximidade e a centralidade de Jesus Cristo em nossas vidas e na missão de ser educador-evangelizador. No encontro, a mística de enxergar no outro o rosto terno de Deus. E, finalmente, na Companhia, rezamos sobre o elã de uma missão partilhada dentro do chão da escola doroteia. Com a unção do óleo de nardo, cada educador se sentiu chamado a ser para o outro o odor da ternura de Deus e deixar-se transpirar e exalar o perfume de nossa espiritualidade vivida no cotidiano do que acreditamos, sonhamos e fazemos.
No lanche partilhado, vivenciamos a fartura da abundância e a certeza de que a caridade gera prosperidade e fartura ou “A caridade não nos empobrecer”.
No teatro, transformado em tabernáculo, tivemos a alegria de encontrar em Jesus Sacramentado o melhor alimento para saciar a nossa sede e fome por REVIgoramento espiritual à Beira do Poço. Ao adorar Jesus Eucarístico, cada educador fez-se jardim com as suas flores e frutos de uma vida de dedicação à causa da educação evangelizadora. Bem próximos de Jesus Sacramentado, rezamos por nossa escola, pela província brasileira, pela Congregação, pelos nossos estudantes, seus familiares e os nossos, bem como por cada um de nós em nosso desejo de deixar crescer o desejo de fazer sempre da vontade de Deus o nosso tesouro, a pérola mais preciosa, a bússola que não nos deixa ao léu!
|