Notícias
Notícias
_____________________________________________________________________________

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte: Paula Frassinetti e o cuidado com a casa comum

publicado em 3.3.16
........................................................................................................................................................................................................................................

O mês de março se desponta como o mês da Vida e Santidade de Paula Frassinetti. É tempo de fazer memória de seu natalício no dia 3 de março e sua canonização no dia 11. “Paula é fruto maduro da Redenção”, dizia o Papa João Paulo II na homilia daquele dia festivo. Em todas as circunstâncias de sua vida, Paula soube conservar a alegria do Mistério Pascal. Em uma de suas cartas, ela dizia às irmãs: “Estai alegres, que vos farei santas”. (Carta 757,3)

Assim, contagiados por esta alegria, reunimo-nos no dia 1º de março para mais um momento de nossa formação permanente de leigos. Tivemos como temática “Paula e o cuidado da casa comum”. Começamos a formação contemplando uma tela que apresenta Paula oferecendo laranjas às crianças e, reconhecemos nela, alguns elementos especiais de nosso carisma: Paula e as alunas priorizam na cena o cuidado com os mais pobres e desvalidos. A casa das Doroteias se apresenta aberta a todos. Uma cooperadora da Obra de Santa Dorotéia se coloca de pé junto da Madre Fundadora para nos lembrar do envolvimento e confiança da Congregação na presença dos Leigos em sua tarefa evangelizadora.

Contemplamos, através das Constituições de 1851, uma Paula comprometida com a causa do bem comum. Os artigos das constituições que versam sobre a caridade, as relações com aquilo que é material e temporal, bem como a maneira de governar a casa e uma obra missionária se despontam como diretrizes de uma visão ecológica, no sentido de ecologia integral, tal como nos propõe o Papa Francisco na Laudato Si.

Refletimos sobre o Cuidado da Casa Comum, tendo como referência os pontos da Laudato Si que discorrem sobre a necessidade de uma conversão ecológica a partir da construção de um paradigma ecológico para a educação. Estas reflexões foram iluminadas pela Encíclica do Papa e acrescidas do depoimento dos educadores quanto ao entendimento teológico e científico do que seja a ecologia integral. O Papa nos exorta a assimilarmos novos padrões de consumo, que sejam mais sustentáveis e conscientes. Urgem novas estruturas de poder e de política que não estejam submetidos à engrenagem tecnocrática da sociedade capitalista.

 

 

 
 
Escolas da Província Brasil -Sul

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Sul - © Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte

--