De 21 a 24 de abril, a Escola para Formação Permanente de Leigos Educadores reuniu em São Paulo as escolas Doroteanas da Província Brasil Sul para uma nova edição do Frassi I – curso que integra a terceira etapa de formação de educadores doroteanos denominada “À Beira do Poço”.
Cerca de 70 participantes das escolas de Bebedouro, Belo Horizonte, Brasília, Nova Friburgo, Porto Alegre e São Sebastião do Paraíso viveram momentos de muito aprendizado, reflexão e oração, ampliando e aprofundando a sintonia com a obra idealizada por Santa Paula Frassinetti.
O primeiro dia de Frassifoi conduzido pelo Assessor Antônio Boeing, Mestre em Teologia Dogmática eDoutor em Ciências da Religião, que há muitos anos acompanha e assessora a Província Brasil Sul.
Com o tema “Sociedade na atualidade/Dimensões do ser humano/Desenvolvimento humano”, o Prof.Boeing levou os participantes à reflexão sobre a identidade e o carisma que, somados, dão origem à missão da escola. A escola católica é chamada a atuar de forma transformadora na sociedade.
O segundo tema proposto para estudo e reflexão – “Papel da Escola Católica: os fundamentos teológicos e eclesiológicos da Escola Católica” foi apresentado pelo Prof. Dr. Fernando Altemeyer Júnior, também Assessor muito próximo da Comissão Coordenadora da Escola de Leigos por acompanhar e contribuir com a caminhada de aprimoramento do grupo há vários anos.
O Prof. Altemeyer aprofundou as questões relacionadas à prática a escola católica a partir da análise da realidade que vivemos: a mensagem renovada e vivida pelo Papa Francisco, que desacomoda os cristãos e retoma os compromissos do Vaticano II; a conjuntura política, social e econômica do Brasil; e o efetivo papel da escola, que deve assumir que é católica e despertar no aluno o prazer de descobrir, de aprender, bem como o desejo de se transformar em protagonista de um novo Brasil.
Para conduzir o tema “Nos passos do Carisma de Santa Paula. O Leigo Evangelizador na Igreja, na Congregação desde a obra de Santa Dorotéia”, foi convidado o Prof. Jean Sidcley Álvares Teixeira, Coordenador do Departamento de Filosofia e Orientação Religiosa do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte-MG.
A partir da história da Pia Obra de Santa Dorotéia e do testemunho das irmãs Dorotéias presentes, o Prof. Jean demonstrou que tanto os primeiros tempos da Igreja quanto da Congregação (ao assumir a Pia Obra) foram confiados aos leigos, que exerceram fundamental papel na ação pastoral.
Assim, a acolhida que as irmãs Dorotéias deram aos leigos em seu XXI Capítulo Geral vem reavivar a vocação conjunta de trabalho pelo Reino, inspirado e iluminado por Santa Paula Frassinetti, unindo os educadores doroteanos no compromisso de fidelidade à missão e participação efetiva na propagação do carisma.
Além das palestras dos Assessores, o grupo também viveu momentos de oração, de descontração e de congraçamento preparados por cada uma das escolas.
O Frassi I teve sua culminância com a Celebração Eucarística no dia 24 de abril, unindo as orações de agradecimento e louvor do grupo que saiu mais preparado, unido e fortalecido em sua missão.
|