No dia 27 de janeiro, reunimo-nos com os educadores novatos para o início da caminhada da Escola de Leigos. Após a abertura feita por Irmã Albuquerque, Cristina apresentou aos educadores a estrutura da Escola de Leigos e, em seguida, iluminados pelo farol, dedicamo-nosà vivência da primeira etapa da formação.
Conduzidos pelo escudo da Congregação, cada educador pôde abrir-se aos elementos fundamentais do Carisma de Paula. Rezamos invocando na Estrela fulgurante,a luz de Maria para a caminhada. Contemplamos ao centro do escudo, o Frássino,e rezamos pela solidez da Congregação plantada na Igreja. Como pássaro livre, rezamos a escolha de cada educador pela Escola Doroteia e assumimos o desafio de ser “dom de Deus para o mundo”. Ao contemplar no escudo a açucena, entregamos a Deus os nossos estudantes e suas famílias. As flores e os frutos nos fizeram rezar pelos sinais de Deus na vida de cada um de nós.
Neste dia de trabalhos, grande foi o contentamento dos novos educadores ao se depararem com os dados biográficos de Paula e sua paixão pela humanidade de Jesus Cristo. Saltou aos olhos de todos a proximidade e centralidade de Jesus Cristo na vida e na obra de Paula, bem como a forma materna com que ela gestou e procurou conduzir a Congregação, cuidando com zelo e amor de tudo e de todos.
Ao receberem o livro Paula em Mosaico, cada educador pôde escolher pelo sumário um capítulo que despertasse a sua atenção e, em um momento de reflexão e cultivo, puderam mergulhar pela primeira vez em trechos de cartas e das memórias de nossa herança. Foi um momento rico de descoberta, contentamento e partilha. Logo, os educadores perceberam aatualidade de Paula e a extensão de suas exortações e admoestações para o nosso tempo.
No Documento Educador para nós, o educador se descobriu evangelizador, conhecedor e amante da Pedagogia de Jesus Cristo, capaz de fazer da via do Coração e do amor o fio condutor de suas escolhas pedagógicas. O Espírito de família, o apreço pelos jovens e pelos pobres foram elementos de destaque na apresentação do ideário de nossa Escola Doroteia. Nas atitudes imprescindíveis em toda relação, Paula nos convida à Suavidade e Firmeza, equanimidade, presença vigilante e discreta, imparcialidade e, sobretudo, à consciência de que se é modelo em tudo o que somos, fazemos e queremos.
Ao término dos trabalhos, cada educador pôde expressar o seu sentimento diante da experiência da Escola de Leigos. Para nós foram gratificantes as palavras elencadas: acolhida, identidade, filosofia, ideário, história de vida, fé, persistência, dom de Deus...
Que Santa Paula, nossa mãe, rogue a Deus por nós e nos abençoe!
|