Nos dias 19, 21 e 23 de novembro tivemos a alegria de reunir toda a casa para a formação permanente de Leigos. Com a temática, “Na palma da vossa mão: A oração em Paula Frassinetti”, tivemos a oportunidade de mergulhar fundo naquilo que caracteriza o conteúdo e a essência da oração do cristão.
Partimos de dois capítulos do Livro “Paula em Mosaico” em que a Irmã Diana Barbosa estabelece um paralelo entre as formas de oração propostas pelo Catecismo da Igreja Católica e a experiência orante de Paula Frassinetti. Fizemos também um paralelo entre Paula e Charles de Foucauld, religioso e beato da Igreja Católica, que se ocupou de viver o evangelho no cuidado dos mais pobres. Assim, as manifestações orantes de Paula contemplam momentos de bênção, adoração, petição, intercessão e louvor. Na partilha de nossa experiência de oração, pudemos constatar a proximidade de Paula com o educador que reza e procura fazer da vontade de Deus a sua pérola preciosa.
A fim de tornar o conteúdo aprazível à heterogeneidade de nossa família doroteia, os formadores procuraram diversificar as estratégias a partir do discernimento do perfil de cada grupo. Assim, alguns modelaram e deram forma a uma mística, outros construíram por escrito o seu diálogo com Deus e toda a casa se colocou em oração pessoal e comunitária.
Para encerrar a formação, fizemos em sintonia com o Papa Francisco e a mística cristã antiga, a “oração dos cinco dedos”. Com o polegar, rezamos por aqueles que nos são mais próximos e mais fáceis de amar. Com o dedo indicador, rezamos pelos que educam. Com o médio, pelos que governam. Com o anelar, pelos mais fracos e desprotegidos e, finalmente, com o mindinho, pelas nossas necessidades pessoais que se fazem pequenas diante de nosso envolvimento com aquilo que é coletivo e que faz parte do coração de Deus.
|