No dia 22 de outubro, a Escola de Leigos de Porto Alegre, em sintonia com todas as escolas Doroteanas da província Brasil Sul, promoveu a quarta edição do Revi – Retiro de Revigoramento Espiritual, do qual participaram as Irmãs, a Direção, Equipes Pedagógicas, Funcionários e Professores convidados.
No Santa Dorotéia de Porto Alegre, o Revi teve como tema a encíclica do Papa Francisco que fala sobre a relação do homem com a natureza e leva a uma profunda reflexão sobre a forma como estamos cuidando da nossa “Casa Comum”.
Foi um sábado dinâmico, em que os participantes puderam estudar, rezar, compartilhar ideias e experiências novas. Rememorando e vivenciando os muitos significados que envolvem o gesto de preparo e partilha do alimento, o grupo foi convidado a preparar, unido, a focaccia (pão italiano), colocando nesta ação o carinho, o cuidado e a união que certamente foram vividos por Santa Paula e suas primeiras Irmãs. As duas focaccias preparadas a muitas mãos serviram de lanche, muito apreciado por todos.
Após uma apresentação sobre o tema conduzida pelos Formadores, os estudos sobre a encíclica Laudato Si’ tiveram continuidade em pequenos grupos, que depois levaram para plenário suas observações e conclusões.
A partir das reflexões sobre os alertas feitos pelo Papa Francisco diante dos bens inestimáveis da natureza que estão sendo extintos ou comprometidos, chegou-se ao tema da verdadeira Água Viva, fonte inesgotável que sacia as angústias, fortalece a esperança, dá vida e salvação. Assim ainda pela manhã, os participantes tiveram um momento de deserto, rezando e refletindo sobre o encontro de Jesus com a Samaritana no poço, narrado no capítulo 4 do Evangelho de São João. Cada um foi convidado a responder para si: “O poço de Jacó, o poço de Paula... que semelhanças existem entre essas histórias? Quem você é, como você age diante do poço, da sua sede e da sede de quem o cerca?”
Após o almoço, a tarde iniciou com uma “proposta artística”: cada participante pintou e decorou um pequeno vaso de cerâmica, acomodando nele terra e flor para, ao final do encontro, presentear seu “Anjo Secreto”, sorteado no início do Revi. A culminância do dia de revigoramento espiritual foi uma Celebração da Palavra, desenvolvida enquanto cada passagem da Bíblia dava significado à montagem de uma floreira móvel, uma jardineira, com a participação de todos.
Assim, para colocar as bases da jardineira, foram convidadas as Irmãs da comunidade religiosa de Porto Alegre – nossos pilares.
Na sequência, diante de passagens da narrativa da criação (Gênesis), foi sendo colocada a terra, depois o adubo, as sementes, as mudas, num ritual significativo e que uniu o grupo em oração. Ao final, combinou-se que a jardineira ficará cada semana sob os cuidados de um dos setores ou grupos.
A manhã e a tarde de encontro, estudo, reflexão e oração proporcionaram, de fato, o revigoramento espiritual de cada integrante, aprofundando os laços do grupo e reavivando o compromisso com a missão e o carisma de Paula.
|