Funcionários de base mais integrados, à luz de Santa Paula
publicado em 9.6.16
........................................................................................................................................................................................................................................
|
A Escola de Leigos de Porto Alegre realizou, no mês de maio, dois encontros com a equipe de manutenção e higienização da escola, promovendo ações de integração à luz da espiritualidade de Santa Paula Frassinetti.
No primeiro encontro, foram destacados alguns episódios da biografia de Paula, apresentando e esclarecendo o significado de alguns dos símbolos que ainda hoje nos representam, como o poço, o farol e o girassol. Ao apresentar os episódios que envolveram o poço – água para lavar as roupas dos doentes de cólera e, em Roma, para matar a sede dos soldados garibaldinos, os funcionários foram levados a refletir sobre as formas que temos hoje de ajudar os outros a partir dos recursos de que dispomos. O tema da partilha da água foi muito tocante para todos. Ao final, todos forma convidados a compartilhar e brindar com água e suco.
Na semana seguinte, o encontro teve início com a exibição de um desenho animado (Birds, da Pixar), que aborda de forma bem humorada as questões relacionadas à inclusão, aceitação das diferenças e convivência. A partir do desenho, o grupo refletiu sobre suas relações no trabalho e como Santa Paula Frassinetti orientava as relações entre Irmãs e alunas em seu tempo. Misericórdia, paciência, suavidade e firmeza são formas de agir que nos conduzem a melhores relacionamentos e crescimento integral.
Ao final do encontro, cada funcionário ofereceu a um colega um cartão com uma máxima de Santa Paula, acompanhado por um pingente representando o Espírito Santo (pomba).
|