Notícias
Notícias
_____________________________________________________________________________

Retiro da Misericórdia e do Perdão

publicado em 9.6.16
........................................................................................................................................................................................................................................

 

Durante o recesso de Corpus Christi de 2016, um retiro espiritual preparado pela Comissão Provincial da Escola de Leigos reuniu, em São Paulo, Educadores Doroteanos das escolas de Bebedouro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Nova Friburgo e São Sebastião do Paraíso.

Conduzido pelo Padre José Boeing, sacerdote da Congregação do Verbo Divino, o retiro teve como tema “Perdão e Reconciliação”, unindo técnicas de mediação ao modelo de espiritualidade de Santa Paula Frassinetti. Antes mesmo da viagem, o grupo pode se preparar em nove dias de atividades de meditação e oração elaboradas pelo Pe.Boeing. No dia 26 de maio, os 42 participantes iniciaram as atividades na Casa de Encontros Irmãs Cabrini, em Parelheiros-SP. Ao retomar as propostas do primeiro retiro, realizado em 2015, o Pe.Boeing deu início às reflexões sobre o perdão, que deve ser uma atitude interna, movida por uma decisão pessoal. Cada participante foi convidado a traçar um “mapa” com os fatos de sua vida que provocaram a necessidade de perdão, definindo neste esquema em que estágio está cada situação: houve perdão? Ainda traz mágoas, dores? O que falta para ser superado? Qual a disposição interna para perdoar?

A misericórdia divina e nosso compromisso cristão de sermos “misericordiosos como o Pai” foram os temas seguintes de reflexão e oração.

O primeiro dia de Retiro coincidiu com a celebração de Corpus Christi. Assim, a programação teve momento de adoração ao Santíssimo e culminou com a Celebração Eucarística, seguida de uma procissão luminosa.



No dia seguinte, a manhã iniciou com a oração preparada pelo grupo de Belo Horizonte e conduzida pelo Prof.Jean Sidcley na qual, a partir da passagem da figueira sem frutosnarrada no Evangelho de São Marcos (Mc 11, 12-24 ), foi proposta a reflexão sobre as “doenças espirituais” apontadas pelo Papa Francisco.


O dia prosseguiu com reflexões iluminadas por propostas do Papa Francisco, que retomam o papel da Igreja como “missionária que deve cuidar das feridas, aliviar com o óleo da consolação, enfaixar com misericórdia e tratar com solidariedade”. À tarde, a devoção de Santa Paula ao Sagrado Coração de Jesus inspirou as orações, relembrando que, para Paula, o Sagrado Coração era “refúgio, escola de virtudes, mestre, conselho nas angústias, fonte de bem e virtudes, fornalha de amor e guardião de nossas casas.”(Mosaico, pág.29) A Celebração Eucarística do final do segundo dia foi vibrante, reunindo junto ao altar um grupo motivado e em grande sintonia. A oferta da bandeja com figos, depois compartilhados e saboreados, fez o fechamento simbólico perfeito para quem abraçou com amor a missão Doroteana.

No sábado, dia 28, as orações e reflexões tiveram como tema “Maria, Mãe da Misericórdia”.A partir do Magnificat, todos refletiram e rezaram o papel da Mãe de Jesus na história, sua forma de agir e estar presente na vida dos apóstolos, e sua ação em nossas vidas hoje, como nossa intercessora. O retiro foi encerrado com a Celebração Eucarística em que os 42 participantes puderam dar graças pelos momentos especiais vividos nos dias de encontro e selar seu compromisso de dar continuidade às vivências de perdão e misericórdia, à luz da espiritualidade de Santa Paula Frassinetti, em suas casas e comunidades.





 

 

 
 
Escolas da Província Brasil -Sul

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Sul - © Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte

--