Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Educadores do  Santa Doroteia de Belo Horizonte celebram a fundação da
Congregação neste Ano Mariano

publicado em 10.6.17
..........................

Foi com alegria que nos reunimos no dia 8 de agosto em torno das atividades de Formação da Escola de Leigos. Neste dia, antecipamos e celebramos o dia 12 de agosto de 1834. Demos também um lugar especial para a Mãe Aparecida, nossa rainha e padroeira do Brasil, homenageada durante todo este mês pela nossa Escola, de modo especial.

Ficamos muito felizes com a presença honrosa da nossa Madre Geral Ir. São Ribeiro e de sua Conselheira, nossa amada Ir. Lourdes Pires. Iniciamos o momento de formação fazendo memória agradecida da vida de Paula Frassinetti, quando em 1830, ela deixou a casa do pai João Frassinetti para dirigir-se a Quinto, para a paróquia de São Pedro, a fim de auxiliar seu irmão Dom José Frassinetti naquela obra apostólica.

Em Quinto, Paula envolveu-se com a carência educacional das crianças pobres e logo abriu uma escola gratuita na sala da casa paroquial. Nesta mesma casa, Paula se encarrega de vigiar de seu quarto a lâmpada do sacrário da Igreja Paroquial para que ela não se apague ao terminar o azeite. Ao conhecer Mariana Danero e, a partir dela, outras jovens, inicia-se no Monte Moro uma amizade profícua, completamente planejada e articulada com a Vontade de Deus. Em 1832, Paula e seu irmão Dom José, começam a sonhar com a fundação de um Instituto Religioso de Vida Mista, tendo como protagonistas aquele grupo de amigas que se uniu ao redor de Paula.

Em 1834, Paula funda um Novo Instituto para a Igreja. Era o dia 12 de agosto, Dia de Santa Clara de Assis. Reunidas na casita de Quinto, aquelas pobres jovens se consagram a Deus na partilha da focaccia  e da vida em comunidade a serviço do Reino de Deus. Em 1835, Paula assume a Pia Obra de Santa Doroteia e os leigos passam a fazer parte do apostolado das Doroteias.

Reunidos em torno da mesa de nossa família, tendo a nossa Madre Geral e as Irmãs no centro, formamos uma grande ciranda em torno da focaccia a ser partilhada na nossa vida e missão. A Mãe Aparecida estava ali em seu lugar de honra, abençoando-nos no nosso desejo de, como Paula, termos a nossa vida voltada para o Sol, que é o Deus que nos orienta e nos conduz. Ouvimos de nossa Madre Geral palavras de reconhecimento e exortação para que permaneçamos firmes em nosso propósito de formar com as Irmãs e Filhas de Paula uma mesma família que serve ao Senhor.

Encerramos a celebração imbuídos de fervor e pertença a este grandioso Instituto que nos acolhe e nos ensina a cada dia a sermos mais para todos, ganhando a todos para o Cristo!




 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2017 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte