Educar, para nós, significa deixar-nos possuir pela pedagogia do Evangelho que leva o homem a descobrir que é amado por Deus, a acreditar nesse amor e a crescer como pessoa até a plenitude da maturidade em Cristo. — Constituições Art.26
Recebemos um carisma que, na Igreja, nos coloca a serviço do crescimento integral da pessoa, numa ótica evangélica, segundo o estilo de Paula Frassinetti. —
Educar para nós.
Fevereiro se iniciou reunindo a comunidade educativa do Colégio Nossa Senhora das Dores. As manhãs dos dias 02 e 03 começaram em clima de oração e alegria. No pátio, lugar tão marcado pelos símbolos da congregação, e, na capela, com a santa missa e a benção da garganta no dia de São Braz, pedimos ao Pai, pela intercessão de Paula, para nos fortalecer na missão.
Elegemos para aprofundamento de nossos estudos o tema NO ENCONTRO COM O ALUNO, UM UNIVERSO INTEIRO A CONSIDERAR: O MODO DOROTEANO DE EDUCAR.
Em um tempo no qual tantas propostas educacionais são apresentadas aos professores nas diferentes instituições em que trabalham, é especialmente necessário revisitarmos o que significa EDUCAR PARA NÓS. Dialogando com o legado de Paula, que mostra sua vitalidade e pertinência no cenário atual, com documentos da Igreja, com provocações do Papa Francisco e com apelos trazidos pela sociedade contemporânea, debruçamo-nos sobre a educação integral. A dimensão espiritual do homem foi alvo de um enfoque específico.
Toda a nossa reflexão se fez sustentada pelo exemplo de coragem de Paula em tempos difíceis. A esperança, como atitude de quem trabalha cotidianamente em busca de um sonho maior, foi pauta de nossos trabalhos e se fez alimento para a caminhada neste ano letivo.
|