Sob a luz do farol de Gênova nasce Paula Frassinetti.
No coração de Paula, em Quinto, nascem as Irmãs Dorotéias!
Precedendo o dia 12 de agosto, inúmeras mensagens e saudações nos foram chegando, numa troca fraterna entre as nossas escolas e comunidades, enaltecendo o ardor apostólico gerador da longa trajetória de 183 anos que caracterizou a singular aventura assumida por Paula Frassinetti, a irmã do Pároco, D. José. Essa troca e a unção que a data carrega aqueceram ainda mais os nossos sentimentos de amor e de gratidão às corajosas e audaciosas jovens irmãs que, sob o impulso do Espírito Santo, deram os primeiros passos e tomaram as primeiras iniciativas para iniciar uma comunidade a serviço das necessidades pastorais e humanitárias da pequena Quinto al mare, em Gênova, na Itália. Era o dia 12 de agosto de 1834, fundamento e alicerce do fecundo percurso feito até os nosso dias!
Esse tema iluminador foi tratado no momento formativo oferecido pela escola de leigos aos nossos professores, coordenações e auxiliares, envolvidos pela liturgia dos gestos e reflexões com que celebramos jubilosamente louvores a Deus. Por graça especial d’Ele, assim entendemos o que nos coube viver, estavam conosco, encerrando a visita às comunidades religiosa e educativa, as queridas Irmãs Maria da Conceição Ribeiro e Lourdes Pires, Coordenadora Geral e Conselheira Geral da Congregação, família de Paula Frassinetti.
A convite, estiveram entre nós naquela manhã. Receberam homenagens, saudações carinhosas e, afortunadamente ganhamos como presente o conforto de suas palavras que, naquele breve momento de passagem, nos caíram no coração como bênçãos que Santa Paula nos havia reservado.
Mil obrigadas, Senhor!
|