Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

XXII CADOR: Pastoral Escolar como Eixo Vital da Obra Educativa

publicado em 22.9.17
..........................

A XXII Caminhada Doroteana, ocorrida de 7 a 10 de setembro em Parelheiros, São Paulo, reuniu 73 participantes das escolas Doroteanas da região Sul e, pela primeira vez, representantes das regiões Norte e Nordeste. Com o tema “Pastoral Escolar: eixo vital de nossa obra educativa”, esta edição da Cador teve novo formato, promovendo o estudo e a partilha a partir de seminários. Assim, cada palestrante convidado apresentava seu tema com o auxílio de um moderador, que também recebia, organizava e encaminhava as perguntas da assembleia. Após o painel, os grupos de cada escola se reuniam a fim de responder aos questionamentos propostos pela comissão levando em conta a realidade de seu colégio.

Assim, foram abordados os seguintes temas:

- Contextualização da Escola Católica na Mudança de Época, apresentado pelo Prof. Me. Renato de Faria e moderado pelo Prof. André Luiz de Almeida (do Colégio Nossa Senhora das Dores, de Nova Friburgo);

- Educação e Escola Católica, apresentado pelo Prof. Dr. Antônio Boeing e moderado pela Profª Me. Jean Beatriz Wermelinger (Diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores, de Nova Friburgo);

A Missão Continental de Aparecida nos Agentes da Escola Católica, apresentado pelo Prof. Dr. Wagner Sanchez e moderado pelo Prof. Dr. Antônio Boeing;

-Propostas para uma Pastoral da Educação, apresentado pelo Prof. Rodrigo dos Santos (Diretor do Colégio Santa Doroteia de Brasília) e moderado pelo Prof. Giovanni Bittencourt (Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre);

- Educar Juntos na Escola Católica: Missão Partilhada de Pessoas Consagradas e Fiéis Leigos, apresentado pelo Prof. Jean Sidcley Teixeira (do Colégio Santa Doroteia de Belo Horizonte) e moderado pela Irmã Cecília Francischini (Diretora do Colégio Anjo da Guarda de Bebedouro)

- Atualização do Marco Pedagógico-Pastoral do Plano Interprovincial de Educação à luz das Constituições de 1851, apresentado pela Profª Rosalva da Costa (do Colégio Santa Doroteia de Belo Horizonte) e moderado pelo Prof. Jean Sidcley Teixeira.

Além dos trabalhos que resultaram na elaboração de propostas que nortearão as ações das escolas, a Cador oportunizou lindos e profundos momentos de oração. A oração de abertura da Caminhada Doroteana foi proposta pela equipe de Bebedouro, que uniu os participantes em louvor aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. Cada grupo levou a bandeira, um elemento simbólico e um pouco de terra de seu local de origem, montando um belo e diversificado painel da presença doroteana em solo brasileiro.



2

No dia 8 de setembro, festa da natividade de Nossa Senhora, a oração da manhã organizada pela equipe de Porto Alegre percorreu em prece a vida de Santa Paula e sua íntima relação filial com Maria Santíssima. Em cinco diferentes passagens, foram contempladas as imagens da Madonnetta de Gênova, de Nossa Senhora Aparecida, de Nossa Senhora de Lourdes, da Imaculada Conceição e de Nossa Senhora do Carmo.

 

No Momento de Paula conduzido por Brasília, os participantes ficaram conhecendo o belo trabalho de acolhida e convivência com todas as religiões e crenças realizado no Colégio Santa Doroteia da capital federal, através da exibição de um vídeo com depoimentos de alunos, educadores e famílias.

A oração proposta por Nova Friburgo para o início das atividades do dia 9 de setembro levou todos os participantes a montarem um terço tipicamente brasileiro, contemplando e rezando pelas regiões do nosso país. Da oração da dezena em cinco grupos surgiu um lindo terço, iluminado pela esperança.



Noutro Momento de Paula, a equipe de Brasília encheu a reflexão de cor, alegria e pureza, transformando uma brincadeira infantil num momento de oração e união.

 

Um dos pontos altos da Cador foi a apresentação de uma relíquia de Santa Paula, preparada e partilhada pela equipe de Belo Horizonte. Durante o tema Missão Partilhada, foi feita a entrega da preciosa relíquia – parte da fibra do colchãozinho onde repousou o corpo de Santa Paula em 1990. Com a presença da Coordenadora Provincial, Irmã Jaci Dutra Pessoa, e das Irmãs Maria do Carmo de Albuquerque, Cecília Francischini, Ildes Lobo e Solange Ferro, os leigos presentes foram agraciados pelo gesto carinhoso de confirmação da partilha do carisma.

 

No dia de despedida, a Celebração Eucarística preparada por São Sebastião do Paraíso e presidida pelo Padre Roberto Rosalino uniu os cadoristas em oração, com muita gratidão pelos momentos vividos.



 



A noite de convivência e lazer organizada pelo grupo de Brasília trouxe a experiência vivida pelos alunos de diversão, integração e aprendizagem através de jogos. Mas foi momento, também, em que a Escola de Porto Alegre recebeu uma carinhosa homenagem por seu aniversário de 60 anos.


A XXII Cador também foi um feliz encontro de amigos e colegas doroteanos de diferentes sotaques e experiências, que seguem a caminhada sintonizados e renovados, prontos para fazer da pastoral escolar o eixo da ação educativa em suas escolas.

 

 

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2017 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte