Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

A exemplo de Maria, queremos ser uma Escola em Saída!

publicado em 23.10.17
............................

No dia 10 de outubro, a Comunidade Educativa do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte reuniu-se para mais um momento de formação e crescimento proporcionado pela Escola para a Formação do Leigo Educador. Neste mês em que a Igreja volta-se para os festejos da Mãe Aparecida em seus 300 anos de devoção, tivemos uma noite especial, para descobrir em Maria um exemplo de sermos uma escola em saída. Sintonizados com a XXII CADOR, nos organizamos em cinco grupos de trabalho, assessorados pela Equipe participante da CADOR em setembro passado. Iniciamos a formação voltando-nos para o Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará!”  

Seguindo a metodologia do VER, JULGAR e AGIR/CELEBRAR, pudemos refletir sobre os desafios que a CADOR se nos apresentou e despertou: A Mudança de Época, a Cultura do Sentido, a Escola Saudável, a Escola em Saída, a Missão Partilhada de Irmãs e Leigos, A Atualização do Marco Pedagógico-Pastoral à Luz das Constituições de 1851 que nos conduziram e iluminaram as reflexões desta noite de formação.

Tivemos a oportunidade de refletir sobre um texto adaptado “O que significa uma “Escola Católica em Saída” segundo o Papa Francisco, do historiador da Igreja no Brasil e na  América Latina Eduardo Hoornaert. Encontramos o respaldo e a validação do que nos propõe a CADOR: “A Escola Católica deve sair de si mesma, rumo às periferias existenciais. Uma Escola Católica autorreferencial prende Jesus Cristo dentro de si e não O deixa sair.” Após a leitura do texto, os educadores foram provocados em uma reflexão e partilha a partir de quatro questões sobre a Educação Evangelizadora, os Valores partilhados pelo Educador em sua práxis, O comportamento verbal e não verbal que pode educar ou deseducar e o compromisso interno de Evangelizar pela Educação.


Caminhando e cantando, reunimos os grupos na Pracinha do Coreto e, diante da Imagem de Paula que volta-se para a porta de entrada de nossa escola, reafirmamos o nosso desejo, propósito e compromisso de sermos a cada dia uma escola em saída. Diante da Mãe Aparecida, rogamos a sua intercessão junto de Deus para a Missão de cada educador de nossa casa. Os estudantes que compõem o Grêmio Estudantil de nossa escola fizeram-se presentes neste momento de nossa formação a fim de manifestarem o quanto são agradecidos pelo trabalho de cada educador desta casa. A Presidente do Grêmio Clara Vidigal e também estudante do 2º Ano do Ensino Médio, refletiu com os educadores sobre a dimensão transcendente e transcendental de educar-se em um mundo tão marcado pela diversidade, intolerância, pluralismo e tantos desafios que nos compelem na tarefa da excelência da formação humana, acadêmica e cristã de nossos estudantes. Eles nos prepararam uma bela canção, dizendo-nos que cada educador, como um pai e uma mãe, ensinam  aos estudantes o que, muitas vezes, eles não aprendem em casa.

Encerramos a formação em oração de louvor e reconhecimento ao Pai que nos criou e nos sustenta em nossos passos!

 

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2017 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte