Em sintonia com as escolas do Setor Sul da Província Brasileira, os Educadores do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte vivenciaram no sábado, dia 21 de outubro, o REVI: Revigoramento Espiritual à Beira do Poço. Neste ano de 2017, em que a Igreja no Brasil nos convida à reflexão mariana em referência aos 300 anos de Aparecida, tivemos a oportunidade de fazer uma Peregrinação até o alto da Serra da Piedade, ao Santuário da Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade. Este santuário se situa em Caeté, região Metropolitana de Belo Horizonte, e completa neste ano 250 anos de existência como local de peregrinação e cultivo da fé. O Santuário Nossa Senhora da Piedade é um cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros de altitude. É o lugar ideal para a reflexão, oração e encontro com Deus.
|
|
Para nos conduzir neste momento de Revigoramento Espiritual, escolhemos o Decálogo da Serenidade proposto pelo Saudoso Papa João XXIII que nos convida a viver um dia de cada vez, a tratar melhor os outros, a sentir-se criado por Deus para ser feliz, ao exercício da flexibilidade nos desafios diários, à boa leitura, às boas obras, à discrição, à organização do dia e da vida, ao cultivo da fé e da coragem.
Os dez preceitos da serenidade
Papa João XXIII
1 – Só por hoje…
Tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver os
problemas da minha vida, todos de uma vez.
2 – Só por hoje…
Terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros: Delicado nas minhas maneiras;
Não criticar ninguém;
Não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém, senão a mim mesmo.
3 – Só por hoje…
Me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só na vida eterna, mas também neste mundo.
4 – Só por hoje…
Me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.
5 – Só por hoje…
Dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me de que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma. |
|
6 – Só por hoje…
Praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.
7 – Só por hoje…
Farei uma coisa que não gosto e, se for ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.
8 – Só por hoje…
Farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas, em todo caso, vou fazê-lo.
Guardarei bem duas calamidades: a pressa e a indecisão.
9 – Só por hoje…
Ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, mesmo se existisse somente eu no mundo e ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.
10 – Só por hoje…
Não terei medo de nada em particular;
Não terei medo de desfrutar do que é belo e
Não terei medo de crer na bondade. |
|
Iniciamos a Peregrinação na Praça do Coreto de nossa escola, bem guardados pela Imagem de Santa Paula a nos abençoar. Cada participante recebeu uma dezena do terço depois de uma oração muito fervorosa.
Na Serra, bem no Adro do Santuário, reunidos em grupos, refletimos e rezamos o decálogo da serenidade.
Como na experiência de Paula com as jovens no Monte Moro, pudemos, do alto da Montanha, sob a bênçãos da Mãe da Piedade, renovar o propósito de uma vida e lida mais serenas e condizentes com aquilo que é a Vontade de Deus para cada um de nós.
Cantamos:
“Dai-nos a Bênção, Mãe da Bondade: Nossa Senhora da Piedade!...”
A participação na Eucaristia na Capela bicentenária que abriga a imagem de Nossa Senhora da Piedade, esculpida por Aleijadinho no século XVIII, foi, para o nosso grupo de Educadores, uma experiência de “escola em saída”. Misturamo-nos aos demais peregrinos que estavam na Serra da Piedade e vivenciamos as manifestações da religiosidade popular do povo de nossa região. Ali, rezamos:
“Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Mãe da Piedade, Padroeira e Senhora nossa, recorro à vossa proteção e a vós consagro minha vida de discípulo(a) missionário(a). Em vosso coração, Mãe Compassiva, deposito, agora, confiante, minhas necessidades e súplicas (pelos educadores, estudantes, famílias, Congregação de Santa Doroteia, pelos doentes, pela situação do país...). Alcançai-me, é o que vos peço; guardai-me na paz, livre de perigos e ciladas, comprometido com a justiça, exemplar na solidariedade, para que o mundo creia e se abra ao Amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.”
Rendemos graças a Deus por esta oportunidade de Revigoramento Espiritual à beira do Poço!
|