Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Educadores de Belo Horizonte vivenciam a experiência do REVI

publicado em 25.10.17
............................

Em sintonia com as escolas do Setor Sul da Província Brasileira, os Educadores do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte vivenciaram no sábado, dia 21 de outubro, o REVI: Revigoramento Espiritual à Beira do Poço. Neste ano de 2017, em que a Igreja no Brasil nos convida à reflexão mariana em referência aos 300 anos de Aparecida, tivemos a oportunidade de fazer uma Peregrinação até o alto da Serra da Piedade, ao Santuário da Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade. Este santuário se situa em Caeté, região Metropolitana de Belo Horizonte, e completa neste ano 250 anos de existência como local de peregrinação e cultivo da fé. O Santuário Nossa Senhora da Piedade é um cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros de altitude.  É o lugar ideal para a reflexão,  oração e encontro com Deus.

Para nos conduzir neste momento de Revigoramento Espiritual, escolhemos o Decálogo da Serenidade proposto pelo Saudoso Papa João XXIII que nos convida a viver um dia de cada vez, a tratar melhor os outros, a sentir-se criado por Deus para ser feliz, ao exercício da flexibilidade nos desafios diários, à boa leitura, às boas obras, à discrição, à organização do dia e da vida, ao cultivo da fé e da coragem.

Os dez preceitos da serenidade
Papa João XXIII

1 – Só por hoje… 
Tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver os problemas da minha vida, todos de uma vez.

2 – Só por hoje… 
Terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros: Delicado nas minhas maneiras;
Não criticar ninguém;
Não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém, senão a mim mesmo.

3 – Só por hoje… 
Me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só na vida eterna, mas também neste mundo.

4 – Só por hoje… 
Me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.

5 – Só por hoje… 
Dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me de que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.

6 – Só por hoje… 
Praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.

7 – Só por hoje… 
Farei uma coisa que não gosto e, se for ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.

8 – Só por hoje… 
Farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas, em todo caso, vou fazê-lo.
Guardarei bem duas calamidades: a pressa e a indecisão.

9 – Só por hoje… 
Ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, mesmo se existisse somente eu no mundo e ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.

10 – Só por hoje…
Não terei medo de nada em particular;
Não terei medo de desfrutar do que é belo e
Não terei medo de crer na bondade.

Iniciamos a Peregrinação na Praça do Coreto de nossa escola, bem guardados pela Imagem de Santa Paula a nos abençoar. Cada participante recebeu uma dezena do terço depois de uma oração muito fervorosa. Na Serra, bem no Adro do Santuário, reunidos em grupos, refletimos e rezamos o decálogo da serenidade.





Como na experiência de Paula com as jovens no Monte Moro, pudemos, do alto da Montanha, sob a bênçãos da Mãe da Piedade, renovar o propósito de uma vida e lida mais serenas e condizentes com aquilo que é a Vontade de Deus para cada um de nós.
Cantamos:

“Dai-nos a Bênção, Mãe da Bondade: Nossa Senhora da Piedade!...”

A participação na Eucaristia na Capela bicentenária que abriga a imagem de Nossa Senhora da Piedade, esculpida por Aleijadinho no século XVIII, foi, para o nosso grupo de Educadores, uma experiência de “escola em saída”. Misturamo-nos aos demais peregrinos que estavam na Serra da Piedade e vivenciamos as manifestações da religiosidade popular do povo de nossa região. Ali, rezamos:

“Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Mãe da Piedade, Padroeira e Senhora nossa, recorro à vossa proteção e a vós consagro minha vida de discípulo(a) missionário(a). Em vosso coração, Mãe Compassiva, deposito, agora, confiante, minhas necessidades e súplicas (pelos educadores, estudantes, famílias, Congregação de Santa Doroteia, pelos doentes, pela situação do país...). Alcançai-me, é o que vos peço; guardai-me na paz, livre de perigos e ciladas, comprometido com a justiça, exemplar na solidariedade, para que o mundo creia e se abra ao Amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.”

Rendemos graças a Deus por esta oportunidade de Revigoramento Espiritual à beira do Poço! 



 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2017 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte