Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Comissão para a Formação Permanente do Leigo Educador do Setor Sul da Província Brasileira se reúne em Cachoeira do Campo, MG

publicado em 25.10.17
............................

Nos dias 16 e 17 de outubro, estivemos reunidos em Comissão para a Formação Permanente do Leigo Educador em Cachoeira do Campo, na Casa das Irmãs Salesianas, no “Retiro das Rosas”. Nesta oportunidade, vivenciamos a sintonia e a reciprocidade que nos vinculam como Família de Paula. Foram dois dias voltados para a definição da Programação das Atividades da Escola de Leigos para o ano de 2018.

No dia 17 de outubro, acolhemos os Diretores das seis Escolas do Setor Sul de nossa Província Brasileira para uma síntese prospectiva de 2017 e a apresentação da nossa proposta para a Formação dos Leigos em 2018. Reunidos com a Equipe de Diretores, tivemos a oportunidade de render graças a Deus pelas maravilhas ocorridas em nossas casas neste ano Mariano em que celebramos os 300 anos de Aparecida. Como pescadores que retornam de sua lida com os barcos abarrotados de bons peixes, assim sentimo-nos diante da caminhada realizada por nossas escolas neste ano de 2017.

No Encontro com os Diretores, fizemos também a apresentação e entrega do Relatório da XXII CADOR, realizada no mês de setembro passado. Com as reflexões voltadas para a Temática da Pastoral Escolar, a CADOR nos despertou para a audácia de sermos, em sintonia com o Papa Francisco, “uma escola em saída”. Na definição das prioridades levantadas na CADOR para o próximo biênio, vislumbramos uma trajetória neste mote de nos colocarmos em marcha, sendo, com a Igreja, uma escola em constante estado de saída. Para a realização de tal intento, a formação permanente do leigo educador se torna uma prioridade fundamental de nossas casas. Com o relatório da CADOR em mãos, cada diretor assumiu a tarefa de fazer multiplicar em cada casa a extensão deste encontro de estudos, cultivo da mística, do carisma e a prospecção para o próximo biênio.






No dia 18 de outubro, fizemos com o grupo de Diretores uma Peregrinação Mariana na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Visitando o acervo artístico e sacro desta cidade histórica, pudemos perceber no Barroco as marcas da religiosidade e da piedade mariana dos habitantes de Vila Rica lá pelos idos do século XVIII: Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Rosário, Sagrada Família, Sant´Ana, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Dores,  São Francisco de Assis e a centralidade de Jesus em sua trajetória para o Calvário encheram o nosso coração de piedade e nos sintonizaram com a fé de um povo sofrido, que não perdia a fé e a esperança diante da aspereza da vida. Na volta para as nossas casas, sentimo-nos envolvidos com as nossas vivências e desejo de sermos uma Escola em Saída em sintonia com a fé dos mais simples e daqueles que são os prediletos de Deus.



 

 

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2017 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte