VI REVI - Nossa Senhora Aparecida: Sua trajetória, iniciada com a ação de pescadores, em situação de vida frágil e que, suscita no coração do povo o sentimento de pertença à mãe de Jesus, que a aclama Padroeira do Brasil.
publicado em 27.10.17
............................ |
O VI REVI, realizado no dia 21 de outubro de 2017, no Colégio Paula Frassinetti, foi uma profunda experiência de revigoramento de nossa fé e uma nova oportunidade de beber da fonte do Carisma de Paula Frassinetti.
A manhã foi iniciada com acolhida e boas-vindas da Diretora Educacional Tania Gonçalez, que dirigiu a oração do REVI, feita em dois coros. Na sequência foi apresentado o tema do VI REVI e a consagração a Nossa Senhora, numa atmosfera de muita emoção e devoção, festejando os 300 anos da aparição da Imaculada Conceição no Rio Paraíba do Sul.
Os participantes receberam um envelope surpresa e um cartão com diferentes frases retiradas das cartas de Santa Paula, em que ela fala sobre Nossa Senhora. Os cartões foram utilizados para dividir os participantes nos grupos de trabalho do primeiro momento orante, que propôs a confecção do “Terço pelo Brasil” (inspiração no trabalho de Friburgo na última CADOR).
Após a oração e montagem do Terço foi exibido o vídeo do Milagre do Escravo Zacarias e realizou-se uma reflexão sobre “Fé e Libertação”, apresentando também uma visão do Papa Francisco sobre Nossa Senhora (em slides). Os participantes foram convidados a organizarem-se em duplas e trios para partilhar suas histórias pessoais de fé e devoção à Mãe Aparecida (atividade: “A fé – instrumento a que recorremos na fragilidade e que nos coloca em busca de Deus).
Em seguida, todos se encontraram na sala dos professores para um lanche, após oração dirigida pela Irmã Ama Maria. O momento se transformou numa grande demonstração de amizade e aproximação fraterna de todos os envolvidos no REVI, evidenciando os laços que nos unem com família Doroteana.
De volta à sala de aula, ocorreu o relato espontâneo do momento de partilha entre os colegas sobre as suas histórias pessoais com Nossa Senhora Aparecida. Muitos se sensibilizaram com os depoimentos comovidos sobre a importância de Maria para a vida dos cristãos e da Igreja, exemplo forte que nos leva a viver com fidelidade os mandamentos da lei de Deus.
Na sequência, passou-se a uma explanação sobre a proposta do trabalho em tendas, com a divisão dos participantes em:
1- Tenda da Oração – 15 Ave-Marias e oração pelos nossos colegas de trabalho, cujos nomes estavam dentro dos envelopes que todos receberam no início da manhã.
2 - Tendas da Criação – Customização de imagens de Nossa Senhora em MDF, agregado as pérolas utilizadas para a oração das 15 Ave-Marias, mantendo o clima de silêncio e devoção (no espaço dos quiosques, devidamente decorados e identificados).
3 - Amplie sua Tenda – Exercício Espiritual Inaciano (individual e em local livre).
No retorno do trabalho nas Tendas, refletimos sobre o Evangelho do Dia e realizamos a oração do Espírito Santo seguindo a proposta do livro “Viver a Palavra”. No encerramento, foi feito o envio das imagens de Nossa Senhora confeccionadas pelos participantes, com uma dinâmica de gratidão à Mãe Aparecida, que já havia recebido nas tendas as 300 Ave-Marias como comemoração ao Ano Mariano. Numa proposta de escola em saída, os envelopes que os participantes receberam foram utilizados para acondicionar cartões com máximas de Santa Paula, que serão distribuídos para a comunidade, após o REVI, como proposta de evangelização.
Em suma, o VI REVI foi uma vivência linda de fé e devoção, revigoramento espiritual e maior entrosamento entre os participantes. Rezamos pelo Brasil, pela Congregação, por cada um de nossos colegas de trabalho, além de nossas intenções particulares. Corações em festa pelo imenso amor da Mae Aparecida por seus humildes filhos.
A seguir, é possível conferir as fotos do VI REVI no Colégio Paula Frassinetti de São Sebastião do Paraíso – MG:
|