De 15 a 18 de junho, a Escola para Formação Permanente de Leigos Educadores reuniu em São Paulo as escolas Doroteanas da Província Brasileira, Região Sul, para uma nova edição do Frassi II – curso que integra a terceira etapa de formação de educadores doroteanos denominada “À Beira do Poço”.
Um grupo de 66 participantes das escolas de Bebedouro, Belo Horizonte, Brasília, Nova Friburgo, Porto Alegre e São Sebastião do Paraíso viveu momentos de muito aprendizado, reflexão e oração, ampliando e aprofundando a sintonia, atualizando o carisma e comprometendo-se com a missão legada por Santa Paula Frassinetti.
Na abertura do encontro, o grupo de Belo Horizonte estabeleceu o clima de comunhão ao propor o tema “Paula Frassinetti e seu amor à Eucaristia” para reflexão e oração. No mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e no dia de celebração de Corpus Christi, o momento cativou os participantes, que receberam um delicado presente, contendo um pão de mel adornado com ilustração da Eucaristia.
Com o tema “Centralidade de Jesus”, o Padre Benedito Ferraro iniciou os trabalhos, conduzindo os educadores Doroteanos a profundas reflexões sobre a humanidade de Jesus, sobre seu papel na história e a responsabilidade do cristão na construção do Reino de Deus com ações práticas, que façam a espiritualidade se consolidar na vida comunitária e solidária.
À noite, o grupo do Colégio Nossa Senhora das Dores preparou a Celebração Eucarística colocando no centro da capela uma réplica do tapete de Corpus Christi elaborado por alunos e professores nas ruas de Nova Friburgo. Aos pés do altar, foram colocadas bandejas com a mesma ilustração do tapete contendo pãezinhos de Santo Antônio, presente carinhoso para as escolas e participantes. Celebrada pelo Pe.Ferraro, a missa foi o perfeito fechamento do primeiro dia de trabalho.
No dia 16 de junho, a oração de abertura foi conduzida pelo grupo de São Sebastião do Paraíso. Para mergulhar na reflexão sobre o tema “Jesus: caminho, verdade e vida”, todos foram convidados a se ungir com a água trazida pela Samaritana, com seu cântaro, e na fonte ali colocada. Sob a cruz, a representação de Santa Paula Frassinetti expressou o amor da Fundadora por Jesus, centro de sua vida. O terço, instrumento de oração, foi o presente que acompanhou uma mensagem de Paula a cada participante.
Os trabalhos sobre o tema “Centralidade de Jesus” foram retomados pelo Padre Ferraro, que voltou a provocar a reflexão sobre a importância de que a ação do cristão seja prática e cotidiana, aproximando-se dos pobres e injustiçados, como fez Jesus.
A tarde de atividades iniciou com um Momento de Paula proposto pelo grupo de Porto Alegre. Cada participante recebeu uma peça de um mini quebra-cabeça, tendo de procurar o parceiro cuja peça completaria uma máxima de Santa Paula Frassinetti. Isso animou e integrou o grupo, provocando o encontro com colegas de diferentes escolas.
Para desenvolver o tema “Espiritualidade Trinitária”, o assessor convidado foi o Prof. Dr. Wagner Lopes Sanchez, que iniciou o trabalho questionando sobre o que é espiritualidade e o que tem a ver com nossa vida. Muitas foram as colocações, provocações e referências apresentadas, levando o grupo a definir seu modo pessoal e refletir sobre como deve ser o jeito doroteano de viver a espiritualidade.
À noite, o grupo de Porto Alegre sorteou brindes alusivos ao aniversário de 60 anos do Colégio completados em maio, antecipando a animação do momento de convivência e lazer que animou os participantes do Frassi II: o jogo “Descubra a Música” proposto pela equipe de São Sebastião do Paraíso incendiou a disputa entre os grupos, desafiou os conhecimentos musicais e provocou muitas risadas ao final, quando o grupo vencedor dividiu o prêmio – uma cesta de bombons – com todos.
O dia 17 de junho iniciou com a oração proposta pelo grupo de Brasília, que reuniu devoções e símbolos muito especiais e significativos para a família Doroteia: um lindo poço com girassóis adornou o momento em que se rezou ao Sagrado Coração de Jesus, Santíssima Trindade e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos foram presentados com um girassol recheado de mensagem, carinho e pão de mel.
Na sequência, o Prof. Wagner Sanchez deu prosseguimento ao tema iniciado na sexta-feira. Ao tratar das definições de espiritualidade, o assessor fez referência ao conteúdo do Documento de Espiritualidade da Congregação, considerando-o um guia atual e próprio à ação de cristãos engajados.
As atividades iniciais da tarde de sábado falaram em receitas: receitas que são passadas carinhosamente entre gerações de famílias, levando consigo muito de cuidado e carinho. Assim, o grupo de Porto Alegre levou cartões com 6 diferentes receitas extraídas das cartas e memórias de Paula Frassinetti para que fossem compartilhadas entre os presentes.
O Padre Paolo Parise foi o assessor da tarde do dia 18, apresentando o tema “Compromisso com o Reino”. De forma dinâmica e animada, provocou reflexões, compartilhou sua experiência no atendimento a imigrantes que chegam ao Brasil de países atingidos pela guerra e desastres naturais e, em sintonia com os assessores dos momentos anteriores, mobilizou nos participantes a necessidade de uma espiritualidade que se traduza na ação concreta junto aos desfavorecidos.
Depois de dias de muito crescimento e aprofundamento, o último dia do Frassi II reuniu a família de Paula na Celebração Eucarística organizada pelo grupo de Bebedouro e celebrada pelo Pe Roberto Duarte Rosalino. Na procissão de entrada, representantes de cada escola levaram ao altar um símbolo representativo de sua participação no Frassi e ação no local de origem.
Inspirados e unidos, os participantes foram presenteados com uma delicada toalha que serviu para tornar ainda mais expressiva a alegria pelo encontro ao ser utilizada para acenar durante o canto final. As escolas também receberam um presente carinhoso da equipe do Colégio de Bebedouro: uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.
O Prof. Jean Sidcley Álvares Teixeira, integrante da Comissão que coordena as atividades da Escola de Leigos da Província Brasileira – Região Sul, conduziu os momentos finais do Frassi II, mobilizando os presentes para que partilhassem seus sentimentos em relação aos dias vividos em estudo e aprofundamento, bem como o compromisso com o Reino a ser assumido numa escola doroteia.
Depois de uma partilha emocionada, o grupo seguiu viagem, cada um para seu destino, mas certamente fortalecido na proposta de agir localmente para ampliar e aprofundar a sintonia, atualizando o carisma e comprometendo-se com a missão legada por Santa Paula Frassinetti.
|