No dia 4 de fevereiro, reunimo-nos com os novos Educadores do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte para a vivência da primeira etapa da formação permanente do Leigo educador.
Partindo da simbologia do farol e do horizonte do Mediterrâneo em Gênova e Quinto, tivemos um dia de encantamento com a biografia de Paula Frassinetti em sua coragem de entregar-se à Vontade de Deus.
Os educadores foram acolhidos por Irmã Albuquerque e as demais diretoras ali presentes, dizendo da importância da formação do leigo educador e da construção do sentimento de pertença à Congregação das Irmãs de Santa Doroteia. Coube à Cristina a apresentação panorâmica das três etapas da formação e a apresentação do site da Escola de Leigos.
Iniciamos a formação, fazendo uma leitura orante dos símbolos presentes no Escudo da Congregação e, assim, rezamos invocando a intercessão de Maria, a Liberdade do Educador, o crescimento de cada estudante, a solidez da Congregação, os sinais de Deus em nossa caminhada evangelizadora e o desejo de cada um de trabalhar na simplicidade.
Através do vídeo institucional, percorremos os dados biográficos de Paula, despertando em cada Educador o desejo de ler a Biografia de nossa Madre Fundadora que cada um recebeu no seu kit de Materiais para a Formação.
|
|
Na apresentação do “Documento Educar para Nós!”, ressaltamos a importância da Tradição Doroteana como tempero e alicerce para a nossa práxis evangelizadora neste contexto de pós-modernidade. Situamos o ideário da educação doroteana nas Cartas de Paula, nas Memórias e Constituições de 1851, três documentos valiosos e que nos possibilitam a construção do sentimento de pertença ao longo da caminhada na Escola Doroteia.
Ao encerrar este primeiro momento de formação, cada participante recebeu uma Carta de Paula e, através de uma leitura orante, foi provocado a fazer uma partilha sobre o alcance daquela mensagem para o início da caminhada de cada um na Escola Doroteia. Abençoados por Ir. Albuquerque encerramos a formação com a certeza da atualidade deste Carisma que nos compele no desejo e dever de assumir na educação o jeito de evangelizar e tornar Jesus Cristo o centro de nossas vidas.
|