Ao redor do tema gerador : Ano Nacional Mariano, estimulados pela Escola de leigos, nasceram simples e expressivos projetos na linha da interdisciplinaridade a partir da criatividade e até ousadia, tanto de alunos quanto dos educadores. A grande proposta Mariana, desenvolvida ao longo do ano letivo, teve seu momento de forte expressão também na Mostra do Conhecimento realizada no último final de semana do mês de outubro.
Perpassadas de mística mariana, a partir da dinâmica da interatividade, as diferentes expressões religiosas e os variados espaços culturais, privilegiaram exercícios de conhecimento, de piedade e de interação por parte dos protagonistas e dos visitantes.
A intenção desses espaços na Mostra, ultrapassava o compromisso de partilhar o caminho celebrativo e de pesquisas e estudos realizados a partir do tema religioso, já fortemente impregnado nos diferentes conteúdos acadêmicos, nos mais diversos formatos. A intenção era exatamente propagar e divulgar, de um modo suave e consistente, com expressões das crianças, dos jovens e dos educadores, a devoção Mariana. O desejo era homenagear e honrar a Mãe de Jesus, reavivar nos corações “ a confiança em tão boa Mãe “, assim como nos ensinou Santa Paula Frassinetti.
|
|
|
|
A totalidade da Mostra se revestiu de tom Mariano: das canções na voz do coral infantil à experiência da pescaria no Rio Paraíba, do terço floral às preces de intercessão na sala do silêncio e da oração, da riqueza do vídeo acerca dos Elementos do Escudo da Congregação à contemplação emocionada do terço mariano em bexigas infláveis que aos céus subiu, levando para junto da Mãe, nossa gratidão filial, bem como, todos os nossos desejos e sonhos.
“Senhora minha, lembrai-Vos de que sou vossa filha”.
|